Principais mudanças Concurso Soldado PM BA 2017

A FCC (Fundação Carlos Chagas) foi a organizadora responsável pelo concurso de Soldado na Bahia durante muito tempo (2005, 2008, 2012, só que eu acompanhei), em 2017 veio uma novidade, uma banca nova ficou incumbida do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC.

Há de se considerar que a prova já era bastante previsível para quem acompanhava as provas realizadas para o cargo, mas eis que em 2017 veio a surpresa IBFC. Mas afinal, o que mudou?


1. Principais diferenças entre a FCC e a IBFC?

a) A FCC requer conhecimento das disciplinas, o entendimento das definições da lei, isso basta para entender as assertivas; Já o IBFC, é letra de lei pura, eu tive a impressão que era uma espécie de jogo de 7 erros nas questões, as letras A, B, C, D e E praticamente idênticas e aí o candidato tinha que identificar qual a palavrinha ali tava errada. Isso deixou a prova bem cansativa, exigiu bastante decoreba. 

b) Senti diferença nos temas da Redação, mas nada que cause prejuízo. A banca IBFC disponibilizou temas bem amplos, aleatórios, nada diretamente ligado a polícia, como era usual pela FCC.

Aí você pergunta: "De que adianta isso se o concurso já passou?" ou então "Pra que saber como era a FCC se agora é outra?"
- Bem, o concurso já passou, mas quem não conquistou dessa vez, deve se preparar melhor e entender as mudanças e assim traçar a melhor estratégia para os estudos. O último foi o IBFC, mas não sabemos qual será a organizadora do próximo, pode ser a IBFC, retornar a FCC, ou ser outra. Quanto mais preparado o candidato estiver, melhor será as suas chances.

c) ATENÇÃO! O concurso de 2017 irá classificar um número bem menor de candidatos, apenas 1,5 x  número de vagas, quem estiver fora desse número estará automaticamente eliminado. Estávamos acostumamos a ver concurso com 1200, 2000 vagas e convocando até 3 x o número de vagas. O que podemos extrair de bom disso? Não deve demorar pra ter outro concurso, o número de policiais indo pra reserva é enorme e esse concurso com poucos classificados não vai suprir o déficit do efetivo.


2. Inclusão da disciplina: Noções de Direito Penal Militar

3. Com a mudança, não podemos tomar por base as concorrências anteriores, beleza?
Por isso segue abaixo o número de inscritos e a concorrência.




Percebi pelo resultado das provas objetivas que a pontuação dos candidatos classificados foi bem mais elevada,  a maioria acima de 70%. Isso pode ter ocorrido pelo nível da prova, mas o estar fácil ou difícil é relativo, depende do modo de estudo. As pessoas buscam concurso público hoje desesperadamente, conhecidos que não nutriam nenhum desejo, hoje tentam ingressar, talvez seja a crise econômica... Então, a porta de entrada tá mais estreita, quem deseja ingressar não menospreze o concurso e estude bastante pois o nível dos candidatos está só aumentando.

Bem, é isso... Devagarzinho vou atualizando os materiais aqui, para tentar contribuir com quem está no processo e para os que já estão se preparando para o próximo.

Abraço! ;)

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada!
      Seja bem vindo e volte sempre! ;)

      Excluir
  2. Bom Dia Isa!
    De Vitória da Conquista.. Aguardando os próximos resultados com muita fé!
    Felizaço por saber que existe um blog com tantas dicas essências.. Fica com DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Almeida!!
      Conquistaa??? Ôhhh terra boa!
      Obrigada! Sucesso nas próximas etapas!
      Abraço!

      Excluir
  3. Olá, td bem?
    Faz um post sobre o enxoval que a CBM/PM exige para o CFSD.
    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A partir do resultado farei uma postagem a respeito.
      Mas isso com base no que foi pedido para mim (PM) e pra alguns colegas BM, mas isso pode variar, pra quem fica alojado e varia de GR pra GR, alguns solicitam umas coisinhas a mais. Mas vou colocar o basicão pra dar uma noção.
      Obrigada pela sugestão!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.