quarta-feira, 29 de maio de 2013

PSICOTESTE - TESTES, DICAS E ORIENTAÇÕES

Partilhar
É grande o número de candidatos que me perguntam sobre o psicoteste e até então não havia feito uma postagem sobre essa etapa tão importante. Fiz o piscoteste do concurso em 2009, por isso não me recordo com tantos detalhes, mas vou me esforçar.


          A aplicação do psicoteste como pré-requisito para aprovação de candidatos em concursos públicos gera discussões e controvérsias. Porém, é uma etapa necessária e presente nas etapas da maioria dos concursos policiais, inclusive do concurso da Polícia Militar da Bahia, isso devido as peculiaridades do cargo, por isso esse exame visa avaliar a compatibilidade entre o perfil do candidato e as necessidades do cargo.
          Quero antes de tudo, salientar que os testes disponibilizados nessa postagem, estão acessíveis na internet e qualquer semelhança nos testes realizados em avaliações futuras será mera coincidência, uma vez que a maioria dos testes são aplicados em diversos psicotestes, como o do Detran, as seleções de emprego, entre outros. A maioria dos testes são da Editora Vetor e cada teste disposto aqui, é apenas de cunho exemplificativo, não adianta tentar adivinhar qual teste irá cair, uma vez que cada tipo de teste tem diversos cadernos e modelos, por isso o importante mesmo é deixar o raciocínio lógico afiado nesse período e não esquecer a tranquilidade, concentração e atenção em casa no dia da avaliação.

         No concurso da PMBA, normalmente a avaliação é realizada em um domingo e para quem perde na primeira tentativa, há uma segunda chance (o reteste), conforme explicitado no edital.
         Segundo a maioria dos psicólogos, não adianta estudar para os psicotestes, no entanto, devido ao alto grau de reprovação há alguns cursos e profissionais que "preparam" os candidatos para essa etapa. Eu acho que o mais importante é prestar atenção na explicação do aplicador e ter tranquilidade na execução de cada teste, o nervosismo pode atrapalhar muito e tranquilidade em excesso (lerdeza) também... tipo, em alguns testes como o paleográfico, a habilidade em produzir traços com agilidade e qualidade são essenciais.

     Quando eu fiz foram vários testes, que testavam diversas habilidades, personalidade, comportamento, raciocínio... cada um com o tempo determinado para realização. O amigo Jordão Vieira (Blog Quero ser Polícia) que fez recentemente o psicoteste para o CFO, disse que foram 8 testes. Me recordo que teve uma redação, com tema livre, alguns testes de completar figuras, alguns de memória, raciocínio, uma ficha sobre personalidade e comportamento onde o candidato deveria atribuir graus a cada item disposto. Vou disponibilizar alguns testes que inclusive fiz em 2009, como o de Raven, o dos Relógios, o paleográfico, o G-36/G-38, o de Atenção Concentrada.
Segue abaixo alguns testes comuns nas avaliações psicotécnicas:

RACIOCÍNIO:
* Raven
* Raciocínio
PERSONALIDADE:

HABILIDADES ESPECÍFICAS:

fonte dos testes



Segue um texto que encontrei no site (http://www.psicotecnicos.navig8.to/), esse mesmo texto é o prefácio de todos os testes disponibilizados pelo site, achei interessante e válido repassar nessa postagem. 
"Os testes psicotécnicos geralmente são compostos de testes de personalidade, testes de raciocínio e  testes de habilidades específicas. Estude todos, pois é necessário um número mínimo de adequação em cada tipo deles e há uma pontuação mínima geral a ser atingida. Os índices de eliminações nas avaliações psicológicas em geral são de 15 a 40%, dependendo do concurso.
Não acredite em lendas do tipo “os psicólogos têm como saber se você está mentido”, “os psicólogos  ficarão desconfiados com respostas muito perfeitas”, “os psicólogos irão confirmar ou desmentir o resultado  do teste com entrevistas ou outros testes”, etc. Se isso fosse verdade, os psicólogos não fariam esse alerta, eles ficariam quietos para identificar facilmente os candidatos mal intencionados. Realmente existem alguns  poucos testes, do tipo questionário, que podem identificar algumas mentiras, mas a armadilha é facilmente  contornável. Ela se baseia em perguntas sobre erros que todos os seres humanos cometem e cuja resposta  não é agradável de dar. Exemplos: “Você já mentiu?”, “Você já pegou algo que não lhe pertencia?”, etc. 
Fora isso, não existe mais nenhum tipo de pega-mentiroso. Não fique imaginando que haja cruzamento de dados, levantamentos estatísticos, investigação pessoal, etc. Também não acredite na lenda que: “não existem repostas certas ou erradas; seja autêntico; apenas queremos saber como você é.” Essa historinha serve para você não ficar com medo do bicho papão, relaxar, abrir seu coração e confessar todos os teus problemas (o único que irá valorizar essa tua  sinceridade estúpida será Jesus Cristo). Tenha em mente que boas características servem para qualquer  emprego; características ruins não servem para emprego algum. O perfil profissional apenas define qual é o  mínimo aceitável de cada característica, sem jamais recusar uma característica boa e sem jamais aceitar  uma característica ruim. Pessoas inteligentes, persistentes, altruístas, autoconfiantes, flexíveis e objetivas servem para qualquer vaga. Pessoas burras, sem persistência, egoístas, sem autoconfiança, inflexíveis e mentalmente complicadas não servem para vaga alguma. 
Para saber como responder a um exame psicotécnico é necessário saber o que o teste quer avaliar e como ele avalia. É muito difícil saber isso para todos os testes. Porém, geralmente os testes aplicados são variações uns dos outros. Conhecer bem um dos testes de cada classe já fornece uma grande ajuda para os demais.
Calma é sempre necessária para um bom teste. Por isso, estude os testes psicotécnicos para ter maior confiança. Quando se entende a dinâmica do que está acontecendo, se tem maior tranquilidade. É bem diferente de participar de um teste onde parece que se está diante de algo “sobrenatural” ou de psicólogos que avaliam cada movimento seu na cadeira durante a prova.
Estude este material com a consciência que foi feito com a melhor das intenções. Porém, não se trata aqui da última palavra em termos de exames psicotécnicos. Adapte as dicas a seu estilo e faça a prova com confiança e tranquilidade, isso será meio caminho andado para a aprovação."

Bibliografia da postagem:



***

Para ficar ligado nas postagens e atualizações do blog, é só CURTIR a PÁGINA NO FACEBOOK - BLOG CONCURSO PMBA

46 comentários:

  1. bella pra vc o PSICOTESTE vai ser em qual mes? em junho ainda ou só em julho??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em junho não terá como acontecer nenhuma etapa admissional, uma vez que em 20/06 ainda vai sair a homologação, torço pra que ainda em junho saía logo a convocação, assim teremos saberemos das demais etapas, que eu acho que serão no final de julho. Abraço!

      Excluir
    2. OI,Isa,parabéns pelo blog.Gostaria de saber,quantas voltas a gente tem que dar na pista?Queria saber se tenho q atualizar minha identidade,tirei a minha com 15 anos ,hoje tenho 25,será dá algum problema?vlw.
      Abell

      Excluir
  2. Obrigado Isabella, mais um ótimo material.

    Marcelo L.

    ResponderExcluir
  3. Bella,
    Mais uma vez obrigada por nos engradecer com as suas postagens, já tinha feito uma pesquisa, mas não conseguir nada tão completo e esclarecedor. rsrs

    Serisvan Amorim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serisvan,
      De nada!! Que bom que gostou, encontrando algo legal ou tendo alguma proposta pra compartilhar com a galera daqui é só falar.

      Obrigada!

      Excluir
  4. Muito bom já da pra ter uma noção do que vem por ai,
    bella uma duvida estou com problema para abrir os teste sera que é meu pc ?
    Abraço valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser no seu PC sim Nunes, porque aqui abriu de boa e ninguém relatou dificuldade pra abrir os testes até o momento, é em pdf e dá pra salvar no computador inclusive se quiser. Veja se tem algum problema aí no pdf.
      Abraço!

      Excluir
  5. Bella você entende que dentes obturados são diferentes de dentes cariados? Estou com está dúvida pois na portaria 050 a referência é sobre dentes cariados e como tenho algumas obturações fiquei sem entender. Se der responde aí. Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs não, não entendo! Já pensou? Não ia ter gente pra preencher as vagas! Lá fala algo sobre ter cáries não tratadas.. algo mais ou menos assim, obturação é uma forma de tratamento, pois impede a progressão da cárie e destruição total do dente.

      Excluir
    2. Olá Bella, Desculpa a intimidade srrsrs

      É que faz tantos meses juntos que parece que todos nós nos conhecemos.

      Parabéns pela iniciativa e dedicação ao ajudar todos aqui.

      Esses testes eu já ouvi falar e até treino alguns, como o AC.

      Mas vc sabe dizer se haverá entrevista individual ou coletiva. E as dinâmicas?

      Bjsss!!! e como diz o professor de redação A de Adaílson Sucesso,

      porque sorte é pra quem precisa sssrsrssrsrs Thau

      Excluir
    3. Tudo bem Leandro! rs.
      Esses testes são velhos conhecidos né? Mas uma galera não encontrava e me perguntava há um tempo, aí resolvi concentrá-los aqui!
      No psicoteste do concurso da PM 2008 que eu fiz não teve nenhuma entrevista individual ou coletiva, também não soube disso em nenhum concurso recente, como no CFO.
      É basicamente isso aí mesmo, uns testes de raciocínio, atenção, personalidade... e uma redação, que quando eu fiz foi tema livre.

      Sucesso! :)

      Excluir
    4. ola Bella meu nome é Tiago. quem está trabalhando em algum lugar é bom já ir ajeitando as contas? grato!!!

      Excluir
    5. Tiago,
      É muito difícil dá um pitaco desses sobre a vida de alguém.
      Se você está dentro das vagas (certeza de 1ª chamada), pode conversar com a "chefia" e tentar negociar a demissão após a convocação. Mas acho bom esperar o concurso ser no mínimo homologado.. pois aí a sua vaga estará garantida! Espero ter ajudado!! :)

      Excluir
  6. Ola isabela, já acompanho seu blog desde inicio, mais nunca fiz perguntas atė pq são todas respondidas, posso afirmar que sou um admirador fiel do seu blog, quero deixa uma informação espero que possa estar ajudando, meu irmão trabalha no DE e informou que o curso de formação na programação do CEFAP estä pra começar em setembro. Forte abraço e espero te encontra pessoalmente no curso de formação. Quero te dizer que sejä firme na direção de seus objetivos, porque o pensamento cria, o desejo atrai e a fé realiza.
    Futuro AL.SD. DBrito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhh Brito!!
      Muito obrigada por somar com uma informação, apenas me dá mais segurança, pois é justamente com essa perspectiva que tenho "trabalhado", conto que o curso comece em setembro e fico feliz quando vêm informações que apontam para essa data, ao menos uma previsão, conforta um pouco! rs. Agradeço tbm pelos elogios, por acompanhar o blog.. Sempre que tiver informações, pode aparecer pra nos passar e nos ajudar!! :)
      Abraço!

      Excluir
  7. Olá vc sabe informar se é cobrado o pmk! desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temos como saber! Não é divulgado previamente quais testes serão aplicados. Quem desejar pode buscar conhecer um pouco cada teste, para não ser pego de surpresa! ;)
      Não custa entender um pouco do PMK.
      Abraço!

      Excluir
  8. oi boa noite! vc sabe informar quem esta com o nome sujo pode perder a vaga neste concurso. obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Não!! Mas é necessário declarar as informações na Ficha de Investigação Social.

      Excluir
  9. Assinar a petição é muito simples.
    Conto com a participação de todos os guerreiros(as).


    Divulguem no facebook, twitter, e-mail, etc... O importante é divulgar!!
    Abração Bella, já gosto de vc e do seu blog, parabéns.

    http://www.avaaz.org/po/petition/Chamar_mais_pessoas_no_concurso_da_Policia_militar_da_Bahia2012/

    ResponderExcluir
  10. Bella, eu espero que você saiba passar roupa, pois, não existe traquejo pior do que passar esse 8º uniforme ... kkkkkkkkkkkk.. comecei 8:30 e terminei 11:30 - três uniformes.
    é barril .. kkk
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk vou tratar de aprender! Que barril meu brother!
      Com certeza suas informações me salvarão de muito vexame, rs.
      Abraçooo!

      Excluir
  11. Bella, preciso mais uma vez de seus chutes kkkkkkkkkkk

    Qual melhor dia para começar a fazer os exames?

    Bjs!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após a convocação! :)
      Dá tempo.. Não sabemos se após a homologação sairá logo a convocação ou se vai demorar mais um pouco, pra não correr o risco de perder a validade dos exames e ter que fazer tudo de novo, é melhor esperar a convocação, eles dão um prazo de 20 dias após a convocação para entregar. O exame que mais demora é o toxicológico, cerca de 15 dias, mas mesmo que não esteja com ele no dia da entrega dos exames, pode levar o papelzinho que comprova que já foi feito e eles dão um prazo pra entregar a junta médica depois, pelo menos foi assim comigo em 2009.
      É o que eu acho melhor! Abraço!

      Excluir
    2. Brigadão mesmo, nem sabia destes detalhes, eu já ia começar a fazê- los dia 1º, mas sua

      postagem fez dissipar todas as minhas dúvidas kk.

      Continue assim, sempre ajudando os outros, e no que precisar conte comigo.

      Eu estarei sempre aqui no blog, e pretendo te conhecer pessoalmente, se tivermos a

      oportunidade, através dos admissionais.

      Bjos Fika com Deus

      Leandro Santos de Jesus

      Excluir
  12. olá Bella, acompanhando por muito tempo este blog, desde que me propus a me inscrever para o concurso. Fiquei na posição 534 região 4 em ilhéus, confesso q fiquei meio decepcionado com minha pontuação, mas fazer oque né. Quero parabenizá-la pelo blitz e dizer que em breve estaremos juntos na pm. Dhonatan Almeida _ Porto Seguro Ba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dhonatan,
      Menino de Porto Seguro, terra bonita!! Acontece.. A caminhada não é fácil, é continuar firme rumo ao seu objetivo! :)
      Me parabenizar pelo "blitz"? Não entendi, rs.
      Com persistência, chegaremos lá!!
      Abraço!!

      Excluir
    2. Erro de digitação, postando do celular, acontece.
      Quero parabenizar pelo "Blog".
      Abraço.

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkk Ahh entendi! Aquele modo de completar as palavras, rs. Eu fiquei aqui tentando entender, rsrs. Normal, acontece!!

      Obrigada! Abraço!

      :)

      Excluir
  13. MUITO BOA AS DICAS

    Apostila Concurseiro
    http://apostilaconcurseiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ótima postagem Isabella, obrigado por sempre está nos ajudando e tirando nossas dúvidas,
    devemos muito a você, suas postagens com certeza nos ajudarão a conquistar o nosso objetivo.
    Deus abençoe você sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maicko,
      Muito obrigada por dedicar um pouquinho do seu tempo pra me dar um retorno, fico feliz! Obrigada pelo carinho e força... se una a nós, tem figuras aqui que já são parceiros, e juntos ajudamos uns aos outros.
      Deus o abençoe também! Sucesso!

      Abraço!

      Excluir
  15. Bom dia,

    Isabella alguma novidade? Não suma, sua presença é bastante importante. Nos acompanhou até aqui e agora precisamos ainda mais das suas sabias e motivadoras palavras! Não esqueça que estamos juntos nesta "batalha", Sucesso e Saúde para você.

    Marcelo L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo tricolor...
      Nada!! Não sumo não, tava sem internet e agoniada sem poder aparecer por aqui. Acredito que só teremos novidades após o dia 20/06. A empresa responsável pelo psicoteste já foi contratada.. E todos os bizus indicam que o curso está previsto pra setembro! Tomaraaaa!! :)
      Estamos juntos sim! Tô gostando de vê, presença constante aqui hein!?
      Em breve vou criar um mural com os parceiros e colocar aqui do lado no blog, seu nome estará lá viu!? Abreviado, não se preocupe! São os nomes das pessoas que estão coladas comigo, que me ajudam, trocam ideias, somam constantemente e as quais tenho que deixar ali "marcados" na "história com forma de agradecimento e pra não esquecer de torcer e vibrar em cada etapa, rs.
      Sucesso pra você também!! Abraço!

      Excluir
    2. Isabella,

      Coloque mesmo, será um prazer fazer parte dessa história de superação e união. Então continuaremos vibrando e torcendo a cada etapa.
      Você é uma menina especial, a Sociedade terá muita sorte de ter você fazendo parte da Corporação PM, abraço!
      Marcelo L.

      Excluir
  16. Bella, eu acredito que já na 1° chamada vai ser incluída aquelas 1400 vagas autorizadas pelo governo, totalizando 3400 alunos no Cfsd. Digo isso porque no momento, a segurança dos turistas e demais pessoas na copa é a prioridade. Se convocar essa galera pra ser uma turma posterior, não mais daria tempo de formar antes do evento, e assim ficaria uma coisa meio sem lógica, certo?. Digo sem lógica, pois, visto que já foi autorizado a complementação do efetivo, seria mais que racional a convocação do mesmo imediatamente. Gostaria que falasse a sua opinião sobre isso e se há algum bizú sobre esse fato. Obrigado! Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  17. Bella é isso que esta me intrigando se todo concurso pra soldado foi sempre 3.200 vagas porque logo agora proximo da copa do mundo disponibilizar apenas 2.000 vagas para todo estado da Bahia um estado muito grande 2.000 policiais são nada para a violência crescente e a impunidade que a lei permite atraves das brexas.

    ResponderExcluir
  18. Olá Bella bom dia!!!
    vc sabe me informar se já estão convocando para exames,pois um amigo me disse quer já fez os exames em Salvador e que estava a lista no diário e não encontrei.

    Att.Adriana

    ResponderExcluir
  19. Olá isabela, sobre os psicotestes. Em relação as perguntas sobre os desenhos... casa? familia? árvore? vc poderia da umas dicas em relação a sua experiencia do concurso de 2008.
    Quais seriam a melhores repostas. abrços Maurício

    ResponderExcluir
  20. Isabela bom dia, fiz o meu raio x da coluna e apareceu sacralização L5, não há no edital esta situação como forma de impedimento, procurei um médico e ele disse que isto é normal. Será que devo procurar outro médico?

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigado pelas informações, estava preocupado com isso e achei esse site. Agora vou estudar. Valeu mesmo...

    ResponderExcluir
  22. O link do raciocínio esta desconfigurado (perdido)

    ResponderExcluir