TATUAGEM - Nos tempos atuais, discriminações antigas!


CANDIDATO É EXCLUÍDO DE CONCURSO PÚBLICO PARA SOLDADO NA PARAÍBA POR POSSUIR TATUAGEM CONTRÁRIA À EXIGÊNCIA DO EDITAL.

O edital do concurso previa como condição de inaptidão no exame de saúde a existência de tatuagens obscenas e/ou ofensivas em qualquer parte do corpo e todas aquelas aparentes quando do uso do uniforme básico da PM, por comprometerem a ESTÉTICA para a atividade-fim do militar-estadual.
O preconceito é retrogrado, os tempos em que quem possuía tatuagem era visto como criminoso, vagabundo ou coisa do tipo, ficaram para trás, ou pelo menos é o que se espera.
Tudo bem que não é porque a sociedade é democrática, que tudo pode ser permitido. Entretanto, é necessário que repensemos alguns valores éticos e morais a luz do contexto e da ordem constitucional ATUAL afim de que, na aplicação do direito ao caso concreto, nos aproximemos da ideia de justiça.



VOCÊ CONCORDA COM A PROIBIÇÃO ESTABELECIDA PELO EDITAL DO CONCURSO??

Caso queira saber mais a respeito do caso --> CLIQUE AQUI


Inspiração para postagem: comentários e publicação do amigo Antoni Machado.

***

16 comentários:

  1. eu concordo em parte, pois existem tatuagens q nao sao condizentes com a profissao do policial,daria muito trabalho avaliar quais sao as tatuagens q podem e as q nao podem. o policial so poderia ter tatuagens onde nao ficassem visiveis com o fardamento

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente sou contra obstar uma pessoa ao ingresso nas instituições militares por este critério.Acho totalmente obsoleto para estes tempos.Acho que existe coisa mto mais significativas para a policia restringir em uma pessoa como por exemplo o caráter.A corrupção na polícia pra mim ainda é um dos grandes problemas nas instituições,assim como o abuso de poder.Um dia quando estes problemas forem sanados dentro da pm,com crtz haverá uma preocupação com um problema mto mais eminente do que uma tatoo.Até porque mta pessoas fazem tatuagens ainda na adolescência em um momento em que ainda não existe uma formação completa da personalidade de cada um,mais tarde vem o arrependimento.Conheço mtas pessoas que fizeram tatoo e se arrependeram e conheço tbm pessoa que fizeram uma tatto agora e continuam as msm pessoas.Por isso,é um assunto delicado sim,mais ainda traz legados dos tempos ditatorias,que por sinal são ruim e maculam até hoje a imagem dos militares como repressivos e puritanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei bastante da sua visão. Eu particularmente não gosto de tatuagem, mas penso como vc, acho que ela não define caráter. A PM tem outras coisas bem mais importantes e essenciais para se preocupar como vc bem disse. Um abraçooo!!

      Excluir
  3. Esse assunto "dar muito pano pra manga" minha amiga .. kk
    Para fazer uma proibição desse tipo teríamos que saber - com absoluta certeza - qual o mal de fato, que uma tatuagem trás para a carreira militar. Não sendo assim, fica difícil qualquer tipo de restrição.
    abração e valeu pela iniciativa da postagem em parceria. Está sendo bem visitada por lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é meu amigo.. Que bom que estamos levando mais pessoas a essa reflexão conosco. Abraçooo!!

      Excluir
  4. nos infelizmente ainda vivemos em uma sociedade preconceituosa, eu da minha parte sou indiferente em relaçao a tatoo, mas pra muitos tatuagens ainda sao vistas com maus olhos e a PM é uma instituiçao ''conservadora'', o fato de eu ser contra q as tatuagens de um policial fiquem amostras quando fardados e pq a muitos membros da populaçao ainda vem tatoo com preconceito e isso poderia ser motivo de discriminaçao como diria o Marty McFly de devolta para o futuro ''vcs ainda nao estao preparados para isso, mas seus filhos certamente estarao'' a populaçao ainda nao esta preparada porem no futuro certamente estará

    P.s eu concordo plenamente com vc gledson santana quando vc disse ''Acho que existe coisa mto mais significativas para a policia restringir em uma pessoa como por exemplo o caráter''

    ResponderExcluir
  5. Esse é um caso emblemático que envolve múltiplos fatores, até mesmo porque já existe um estudo aqui na Bahia, desenvolvido pelo Tenente Alden, sobre os significados de algumas tatuagens no corpo humano. O problema é que algumas tatuagens podem significar muito, principalmente para uma instituição como a polícia militar, pois pode revelar passados obscuros de alguns candidatos (segundo a pesquisa), porém não se pode generalizar a tal ponto, mesmo porque existe a etapa da investigação social que deve ser totalmente empírica, e não baseada em meras hipóteses. Embora estejamos no século XXI carregamos conosco resquícios da ignorância que parece nunca evaporar da nossa retrograda sociedade. Para uns a tatuagem é um símbolo da arte, da escultura em corpo vivo, mas para outros revela o símbolo da delinquência, da criminalidade. Será mesmo que a tatuagem revela o símbolo de facções criminosas ou não passa de uma imitação dos grandes artistas cinematográficos?!!!

    ResponderExcluir
  6. Bellaaa,

    De hj que eu tô pra passar por aqui e te dar parabéns! A correria do dia a dia que não deixou :( Fiquei muito feliz de ver seu nome lá! essa vaga é sua com certeza, ainda mais que vc é fera em redação! Capriche nos treinos, siga firme! Sobre o concurso da civil eu acabei me inscrevendo de ultima hora.. É que na verdade o que eu quero mesmo é o oficialato, mas, como vc disse, o concurso da civil tb é uma boa oportunidade! Vamos ver ne? Um beijo enorme, Dandara

    ResponderExcluir
  7. Não concordo. A tatuagem não tira a idoneidade do indivíduo.Além disso, é um ato de discriminação.

    ResponderExcluir
  8. Bobagem isso ai..penso que o policial deve ser avaliado pelo seu comportamento social anterior ao ingresso na instituição...somente isso,uma tatuagem não desfaz aquilo que você é...porém,por sabermos que a sociedade é crítica a corporação deve estar atenta a vida dos policias tanto os com tatuagens como aquele s que não as possuem,logo o que deve haver é uma fiscalização generalizada do cotidiano profissional dos polícias,independentemente do que o mesmo tenha desenhado na pele,até porque eu posso muito bem fazer uma tatoo depois de entrar na Pm,e ninguém vai me tirar um direito liquido e certo baseando-se em uma mera discriminação,o que monta um caráter são atitudes e não a tinta que está na pele!

    ResponderExcluir
  9. PESSOAL,
    RESPONDO EM BREVE OS COMENTÁRIOS, ESTOU RESOLVENDO ALGUMAS COISINHAS AQUI.. O TEMPO ESTÁ CURTISSIMO, MAS LÓGICO QUE LI TODOS OS COMENTÁRIOS, PORÉM, ESTOU CANSADA DEMAIS HOJE PRA RESPONDER AS REFLEXÕES TÃO BEM EMBASADAS DE VOCÊS. RETORNO LOGO, OK? ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  10. Oi,primeira vez que venho aqui,eu tenho um dente da arcada superior o incisivo lateral bem torto para dentro da boca,isso pode me reprovar?Queria entender melhor isso.

    ResponderExcluir
  11. Então Anônimo eu tbm vou perder,rsrsrs!Porque eu tbm tenho,kkk!Brincadeiras à parte eu acho que não elimina não!No edital só se refere como critério de reprovação a falta de dente não reconstituido através de protése,falta dos caninos ou cáries em mais de 50 por cento dos dentes.Mas vamos torcer para que isso não nos atrapalhe,valeu!Até porque eu acho que queremos ser policial e não modelos pô!

    ResponderExcluir
  12. Vlwu Gledson,fico mai tranquilo.Boa sorte pra vc.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.