sábado, 16 de fevereiro de 2013

EU SONHO - POR LAYZ SOUZA

Partilhar
Esse espaço é construído por vocês, sem essa interação e parcerias, que graça teria isso aqui? Amo entrar aqui e encontrar perguntas, desabafos, dúvidas, informações... A cada dia mais pessoas se aproximam e quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos vocês. Segue um texto escrito POR LAYZ SOUZA.. ela postou nos comentários e dedicou a todos do blog, então não poderia deixar de compartilhar com vocês.

"Quero ser Soldado valente
Que enquanto você dorme, guarda seu sono
que se veste de coragem e sobre o corpo deita uma farda
e sobre o peito uma missão Missão de guardar vidas, doando a própria vida
e em troca receber a própria satisfação de fazer o bem... 
Quero mais que um emprego, mais que um título...
Eu quero o mérito de ser aquela que vai de encontro ao abismo social 
Que não escolhe um protegido, mas protege a quem precisa...
Não preciso de muito, apenas da honra de lavrar uma história 
Quero ser soldado valente 
Que enquanto você dorme, guarda seu sono 
que se veste de coragem e sobre o corpo deita uma farda
e sobre o peito uma missão 
Missão de guardar vidas, doando a própria vida
e em troca receber a própria satisfação de fazer o bem... 
Quero mais que um emprego, mais que um título...
Eu quero o mérito de ser aquela que vai de encontro ao abismo social 
Que não escolhe um protegido, mas protege a quem precisa... 
Não preciso de muito, apenas da honra de lavrar uma história
de luta, guerras, tristezas, vitórias... 
Não só poemas haverá nela, nem tão pouco boas lembranças, mas haverá suor...
Suor de quem sabe o quão valiosa é a vida 
De quem experimentou e valorizou o sabor de zelar pela paz
não só com palavras, amor, mas com verdade, humanidade vitalidade e FORÇA
Não a força de braços largos ou de armas letais
mas o poder do que é justo...
Não falo da imperiosidade da lei, mas falo da força que tem o certo e o errado
e essa verdade que me move...
e por saber que há apenas um Deus e que Ele deseja que plantemos  paz
sei que ser policial é mais que assumir uma profissão
é ocupar um espaço único, onde só há lugar para os que não temem o mal 
a não ser aquele que dentro dele mesmo venha a nascer... 
Só há lugar para quem almeja construir benignidades
não precisa ser forte, baste ter coragem para fazer de cada dia uma batalha já ganha 
e quando não, aprender e se fortalecer,
pois a polícia não é feita de homens e mulheres de  
ferro
mas de pessoas que fazem da lei seu escudo e da sua moral sua arma... 
Jamais, jamais desejarei ser mais do que o meu sonho 
E o meu sonho é ver diante do meu espelho
uma MULHER FARDADA.. pronta pra cumprir a sua missão... Só isso."

By: Layz Souza 

Esse texto é de uma pessoa apaixonada, e cheia de emoção com a polícia, rsrs. Espero Layz que o dia 14/03 seja um dia de muita alegria para você querida e que adentrando a Instituição, mantenha viva em você se não tudo, ao menos metade dessa chama que existe aí dentro hoje. Achei lindo o texto, bem legal.. apesar de achar algumas partes muito românticas e distantes do que o policial "pode" ser...  Não é uma crítica negativa, apenas a minha opinião. Fiz uma espécie de laboratório em busca de conhecer um pouco dessa Instituição e sei que nem sempre as pessoas que estão lá fazem da lei seu escudo e da moral arma, e nem sempre isso é possível, nem tudo é certinho, nem como os sensatos idealizam, há muitas coisas questionáveis, porém, fico feliz e vibro quando vejo alguém que sonha e que os olhos brilham ao pensar na profissão, quando encontro alguém que deseja ser não apenas pelo poder, pela arma, pela farda... mas pelo sonho, pelo desejo de fazer a diferença, por acreditar ter aptidão.. quem pensa primeiramente nas responsabilidades e reflete em torno dela, pra depois pensar no salário, status e poder... ilusório, que muitos querem ter.

-->> QUE NESSE TEMPO DE ESPERA, VOCÊS PENSEM A RESPEITO DA ATIVIDADE POLICIAL, DA RESPONSABILIDADE E DO QUE É SER POLÍCIA... QUE PENSEM SOBRE O QUE OS MOTIVA E SOBRE OS VALORES QUE PRETENDEM NUTRIR... Não é difícil conhecer um pouco sobre a atividade, alguns dilemas policiais, algumas "mazelas" da instituição, basta ser curioso, pesquisar e refletir...

Um abraço a todos.

41 comentários:

  1. Olá Bella e Layz!
    Li esse texto com muita paciência e atenção. Sei que terei que lê-lo algumas vezes para retirar deste parte significativa da motivação da autora, mas a primeira impressão diz muitas coisas. Layz, eu só quero ser policial porque acredito que poderei honrar a farda que irei vestir e sei que não será fácil - disse bem Bella - o sistema é brutal e cruel; muitas vezes estaremos com o corrupto e infrator dentro da própria viatura vestindo a mesma farda. Mas, não estarei lá por causa desses ... estarei lá por minha família e pelos meus colegas, que assim como você, ainda não perderam a capacidade de sonhar e se encantar com coisas simples nessa nossa vida tão "irracional". Obrigado Bella e Layz, por me oportunizarem conviver - mesmo que virtualmente - com aspirantes a policiais que assim como muitos na PMBA, honrarão brasão da segunda pele. Obração e parabéns pela postagem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido....Jordão.....saber que sou uma sonhadora me deixa feliz,é triste ver pessoas que não acreditam em sonhos e só pensam no lado ruim de tudo,sou realista e sei de todas as mazelas que existem na instituição,já pesquisei,já ouvi relatos reais que comprovam o quão amoral pode ser um policial ou a instituição,afinal o Pm é um funcionário público e ele é o Estado presente nas ruas,tudo que ele faz de bom ou mau provoca abalo na estrutura da instituição,em fim,é com prazer que digo:Quero ser a diferença,mesmo que em alguns momentos nada eu possa fazer,mas quando possível,farei o melhor e o que é digno da minha criação e da minha história de vida.

      Excluir
  2. Belo poema Layz Souza. Percebe-se que a Briosa
    irá ganhar uma GRANDE guerreira. Espero que as
    "falhas" que envolve a instituição não lhe tire esse brilho. Enfim, concordo com Bella em dizer que "algumas partes muito românticas e distantes do que o policial "pode" ser...", creio que até mais pela
    instituição do que pelos próprios guerreiros(a) que adentram a corporação. Que a farda não mude jamais o coração de nenhum de nos e que a justiça e a honra sejam nosso norte.

    Vem dia 14/03 ! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Cleiton,a farda não será capaz de matar quem sou,já passei por tantas coisas ,já vivi em tantos meios ruins e nunca me corrompi,claro que não sou perfeita,nem queria ser,mas penso que caráter não se muda,na verdade já há uma pré disposição de certas pessoas a ser corrompido,mas não estou preocupada com isso,me preocupo mesmo em dar orgulho a mim ,a minha mão e minha filha,eu jamais as decepcionaria,acho que é pela família que devemos seguir moralmente e não por instituição,amo a ideia de ser policial,mas amo ainda mais ser um orgulho pra minha família,um dia ouvi que mais vale um fim da vida do que o início,pois no início nada há,nascemos nus e sem nada pra contar,quando morremos deixamos uma história,um legado,e assim como nessa frase,mais vale o dia que nos aposentarmos do que o dia que nós ingressarmos na Pm,pois, ai saberemos quem fomos,o que fizemos e o que honramos.Abraço ...

      Excluir
  3. Houm....me emocionei com sua atenção e pela sua atitude de expor meu texto de forma tão louvável,saiba Bela e todos os colegas do Blog,que tudo que escrevi pode não ser o que realmente existe no perfil da instituição policial...como um todo,mas,nos poemas ,percebo que os poetas escrevem sonhos, utopias,vontades e desejos,e foi isso que fiz,AMO pensar como penso e ser o que sou,foi sendo assim que me dei a oportunidade de conhecer esse espaço,pois o que nos uni aqui é aqui é a POLÍCIA MILITAR....todos querem,cada um com seus objetivo e razões particulares,mas o que importa é que há uma meta,e espero que nós alcancemos-na,afinal houve luta e todo o esforço não será em vão..deixo aqui meu agradecimento a Isabela....já tenho você como uma amiga....saiba disso.Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Lay, espero que tenha compreendido o que falei, rs. Achei tão legal que o texto tá aí poxa, rsrs, apenas quis aproveitar a oportunidade pra alertar as pessoas sobre a profissão, sobre os dilemas e levá-las a pensar no porque desejam ser, a refletir sobre a profissão e Instituição, não para desanimá-las, mas para que entrem cientes do que as espera. Admiro muito vc por tudo que diz aqui e fico muito feliz de ter alguém assim colaborando aqui no blog, muito obrigada pela presença e carinho.. Como disse, espero muito que dia 14 seja um dia de alegria pra nós.. e caso estejamos no curso juntas, já teremos histórias hein!? rsrs. Que Deus cuide do melhor.. Um grande abraçoooo!!

      Excluir
    2. Lógico Bela,adorei ver um texto meu aqui,eu sempre escrevo ..muito mesmo,gosto de transformar pensamentos em palavras...sempre que quiser me de o assunto que faço um poema ou poesia...curto...em fim..que bom, minha amiga,está aqui com vocês..obrigada.

      Excluir
  4. Essas meninas estão d+,como se diz por aqui "estão na onda".RSRSRS!Mto bom o texto, tomara que continuem com estes bons pensamentos quando estiverem lá e com ctz continuarão sim.Abraços Bravas soldados e até o curso de formação,rsrs!Lógico!Pensamento positivo,pois tbm tenho estes bons ideais em mim por isso honraremos esta instituição,sim.Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós não estamos,nós somos..heheheh,Gledson , Bela,e todos do blog,rapaz ,tava pensando aqui ,como deve ser no curso de formação...será que tem academia de musculação?,será que em algum momento do dia posso usar o notebook?(Faço faculdade EAD ),será que posso levar o que gosto de comer?...porque não moro em salvador e certamente ficarei "morando" no "quartel",nossa nem passei e já to analisando tudo..kkkkkkkkk,deve ser o tal do pensamento positivo...né Bela...e Gledson?...

      Excluir
  5. Bella e Layz espero sinceramente que dia 13/03 sem um dia de glória pra vcs, pra mim tbém é claro que desejoo tanto entrar nessa Instituíção. Belo poema viu Laiz continue assim, são pessoas assim que a PM Bahia necessita. Abraços :@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperamos VÂNIA,que nós possamos ser aquilo que a PM carece...obrigada...

      Excluir
    2. Oi Vânia,
      Muito obrigada.. e como estou ansiosa por esse dia.. quero encontrar todas vocês aqui no blog hein!? Vamos fazer uma baita confraternização aquii... e depois se tudo der certo, iremos trocar ideias sobre as demais etapas, marcar treinos de galera. Boa sorte pra vc querida! Abraçoo!

      Excluir
  6. Adorei o texto!!! Me encontrei em algumas coisas que li, (E o meu sonho é ver diante do meu espelho uma MULHER FARDADA..), essa frase me troxe recordações a tona, de um momento (Lá pelos 13, 14 anos de idade) em que minha única preoucupação era alcançar a altura minima para entrar pra PM... E com o passar do tempo pude perceber que eu não precisava apenas da altura exigida pra conquistar este sonho, era preciso muito mais ESFORÇO, DEDICAÇÃO E VONTADE... Talvez eu não tenha dando a dedicação que essa luta exige de nós, mas acredito que fiz o que pude por esse sonho e se dessa vez eu não alcançar, ele não chegar é porque Deus queria isso pra mim!!!! Mas mesmo assim eu irei retrucar, irei falar: QUE É O QUE EU MAIS QUERO NA VIDA!!! ESSE É O MEU SONHO!!! Sei das dificuldades, afinal convivo com um PM todos os dias (Meu Esposo), que me faz continuar acreditando que existem pessoas boas nesse meio, nessa profissão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ILma,temos que agradecer a Bela por nos dar a oportunidade de dividir esse espaço com ela e com todos que aqui sempre deixam seus relatos.Grande é a minha alegria quando percebo que meu sonho nunca foi só meu ,mas nosso,quando digo nosso me refiro particularmente a mulheres que desejam, ser mais que companheiras de seus maridos,mães de seus filhos ou mulheres desejadas,desejam ser algo que vá além do que seu gênero sexual oferece.Percebo que antes a polícia não era um objetivo que fizesse os olhos de uma mulher brilhar,por ser uma profissão que sempre foi vista como uma ancora para a força e a indelicadeza, características que para a sociedade invalidavam o espaço para o sexo feminino,mas,sabe-se,hoje,que a policia precisa de mais que coercibilidade(o que particularmente acho que também seja uma característica de nós mulheres,sempre que queremos),mas de inteligência e perspicácia fatores presentes com destaque no perfil do ser feminino,em fim,feliz fico em ver bravas guerreiras,que como eu não se conformam com a ociosidade,sei que não há espaço para todas,mas sei da importância que é a presença de nós mulheres para a polícia militar,já amo estar perto de vocês,espero Bela e Ilma que estejamos juntas lá no curso de formação....grande abraço.

      Excluir
    2. Valeu Lays! Acredito que a PM está carente de mulheres como nós (GUERREIRAS)... Precisamos mudar a maneira como as mulheres são vista na PM, que em sua grande maioria não sai do administrativo, falo isso porque ouço todos os dias meu marido falar que não são disponiblizadas mais vagas para mulher na PM, porque até agora a maioria delas não disseram pra que veio... Tomara mesmo que nos encontremos no decorrer dessa luta!!!

      Excluir
    3. Valeu Lays! Acredito que a PM está carente de mulheres como nós (GUERREIRAS)... Precisamos mudar a maneira como as mulheres são vista na PM, que em sua grande maioria não sai do administrativo, falo isso porque ouço todos os dias meu marido falar que não são disponiblizadas mais vagas para mulher na PM, porque até agora a maioria delas não disseram pra que veio... Tomara mesmo que nos encontremos no decorrer dessa luta!!!

      Excluir
    4. Hooo só se for eu mesma ,ficar no administrativo?...NÃO QUERO,a não ser que não tenha outra opção,quero ir pra rua...sei dos perigos e estou pronta!!!vou mostrar pra que vim,e voce e Bela também...e olha avise a seu esposo que ele vai mudar de opinião..logo..logo..rsrsrsrsrsr

      Excluir
    5. Se depender de mim também, o pensamento dele irá mudar, pq estou aqui pra mostrar a guerreira que sou, é SELVA mesmo!!! Aliás nós vamos mudar isso!!!

      Excluir
  7. Lindo texto Laiz. Palavras de quem almeja do fundo da alma realizar um sonho. Assim como você, "desejo ver no espelho o reflexo de uma mulher fardada", armada com o espírito da justiça, da paz, da ordem, em busca do controle perdido, e por mais que distanteesteja essa realidade eu quero busca-la e me sentir em paz pelo dever cumprido. To no aguardo do resultado com a certeza de que vou realizar este sonho. Boa sorte para nós!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada anonima...fala seu nome rapaz...porque no dia 14/3 quero ti dar os parabéns aqui....abraço....

      Excluir
  8. Nossa ...que felicidade é saber que tanta gente pensa parecido comigo,ou ao menos pensa de forma positiva e valorosa em relação ao ingresso na Pm,olha pessoal,não será um concurso que medirá a nossa capacidade ,eu sei,mas é necessário mostrar muitos "pontos" e boas notas para alcançar esse sonho,no entanto ,o que será medido é nossa idoneidade durante toda a nossa jornada na polícia,é por isso que essa é a hora de analisar,se é realmente essa profissão que se almeja,porque se conseguir calcar uma vaga,tem que ser digno ,pois,se não for,só será mais um bobo ou boba se achando Deus,porque tem uma arma e por vestir uma farda que emana para as pessoas uma especie de poder,em fim que Deus permita que apenas os bons consiga...mas não torço contra ninguém,apenas torço a favor de muitos...obrigada a todos que gostaram do texto...

    ResponderExcluir
  9. Na linha 7 faltou um não... rsrsrs (é porque Deus não queria isso pra mim!)

    ResponderExcluir
  10. Sensacional! Parabéns pelas palavras, Layz! Tenho certeza que a PM-BA necessita de pessoas comprometidas com a profissão policial, afim de que possam resgatar a imagem digna de uma instituição que, atualmente, carece de muito respeito e comprometimento!
    Que 14/03 seja um dia de felicidade e alegria para todos nós, guerreiros e guerreiras!
    Estou aguardando ansiosamente por este dia. Não penso em mais outra coisa.

    Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada praça...Marcus....saudades ...espero meu colega que nos alegremos dia 14/3...abraço...e umbora treinar...hehehehe

      Excluir
  11. Olá Isabella tudo bem? me tire uma duvida, eu fui habilitada na prova objetiva com 59 pontos, na classificação fiquei em 64 para PM bombeiro em Salvador. Você acha que ainda posso ser chamada para correção da prova discursiva, se as convocadas Não alcançarem a nota minima? obrigada, beijão.

    ResponderExcluir
  12. Não sei explicar...mas estar aqui no blog me ajuda muito a diminuir a ansiosidade,me parece que somos iguais..nem os conheço,nem mesmo a Bela,porém,sinto que são parecidos comigo,no pensar e no jeito de dar importância a esse concurso,sabe,não é fácil manter a calma...parece que os dias não passam,parece que a noite se arrasta,eu desativei meu face por perceber que não é um espaço tão produtivo como esse aqui,amei a ideia de blog...to até pensando em fazer um...mas infelizmente o que mais amo falar é sobre polícia,então,não rola,pois acho que esse Blog aqui j´pa faz muito bem o seu papel,mas,aceito opiniões,sobre um tema para criar um blog viu Dona Isabela....heheheh...gosto escrever,gosto de dialogar,certamente seria uma boa...um grande abraço.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh Lay, vc não sabe o quanto esse blog me ajuda tbm.. diminue a tensão, encontro pessoas com o mesmo objetivo. Motivo as pessoas e sou motivada.. não pense que é o tempo todo que tô bem e motivada, é mais fácil motivar.. então em grupo, isso fica mais fácil, até pq sempre fui meio pessimista e tudo mais.. Mas aqui me sinto bem. Encontro pessoas com os mesmos sentimentos, passando pelo mesmo momento.. Aff bom demais!! Ainda me rendem bons frutos.. como vc e Jordão, e tantos outros parceiros. Quanto a sugestão pro BLOG pra que melhor consultor do que Jordão?? kkkkkkkkkkk Ohhh lá embaixo a sugestão dele, rsrsrs. Adoreii o POEMASPIRAS, rsrsrs.. engraçado, original.. no resto a gente se ajuda. Abraçooo!!

      Excluir
  13. Grande , Lay... vulga SD Souza (praça)
    É um prazer tê-la do nosso lado!
    Que dia você vai me chamar pra treinar , rapaz?
    Voltei pra academia aí. Agora eu só paro quando estiver lá dentro , viu?

    BELA... vulga SD Ismine (hahaha)
    gostei disso! hahahahaha.
    É prazeroso comentar no seu blog, se divertir e compartilhar todos os sentimentos e as emoções.
    Mesmo com o tempo meio apertado (trabalho no Sebrae) sempreque puder aparecerei por aqui. Me sinto bem em estar "rodeado" de pessoas como você que nos traz um bem-estar inexplicável.
    Abraço a todos vocês guerreiros e guerreiras.

    E vamos que vamos! ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk Gostou da resenha né Marcus??
      Só errou o nome, seria SD ISMILE... já tô até me acostumando com isso, quem começou com essa brincadeira foi Jordão, me chamando de tenente Ismile, eu nem pensava nisso, super diferente!! Vou adotar.. rsrs. e aiiii de alguém brincar me chamando de Smilinguidaaa!! Eu pirooooo! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Sou magrinha mas não admito bulling, rsrs.
      Não sabe o quanto fico feliz com esse seu comentário, mesmo com a vida corrida tá sempre por aqui agora, vou fazer uma coluna de parceiros aquii, rsrs... A minha vida tbm tá uma correia esses dias com os treinos, fico cansadonaa, apesar do povo me achar mole e mangueada, to ficando um caco, rsrs. Mas vale muito a pena quando encontro alguém que assim como eu gosta de estar aqui e dedica um tempinho que seja pra aparecer, contribuir, perturbar... Faz esse tempo de espera melhor, dessa busca mais prazerosa, menos pesada! Por isso muito obrigadaaa mesmoooo!! É bom encontrar pessoas que doam um pouco de si pra fazer do dia do outro melhor, pra trocar uma ideia, uma informação... Isso tbm me faz bem!!
      Vamos juntos nessa batalha!! Abração guerreiro!!!

      Excluir
  14. sobre o que vai escrever eu não sei, mas o nome deveria ser: POEMASPIRAS.
    KKK... e aí, já é ou já era?
    Se for fazer mesmo, to aí para ajudar parceira
    abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é O CONSULTOR Jordão!! Na moral.. Nossos blogs vão estourar com sua dedicação, energia e criatividade pro ramo!

      Excluir
    2. Bem...sabe de uma ,vou é ficar por aqui mesmo..e por la ...no blog de Jordão..rsrsr

      Excluir
  15. Quem me ver cheia de "reflexões nem imagina como sou...kkkkkkkkkkkk,não sou nem um pouco delicada ou romântica,mas gosto de por em palavras os meus pensamentos...na verdade meu jeito é tão complexo que nem eu sei explicar...espero que no curso de formação nos conheçamos e possamos aprofundar as amizades...né Bela...hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Lay vc não é complexa não menina,só não se descobriu,rsrsrs!
      Pois vou descobrir vc pra vc mesma.Pois bem,não dizem os poetas que todo poeta é um bom fingidor,então menina vc é uma poetisa e não sabia,kkk!Já que vc disse que o que vc coloca no papel não é o que vc sente,então vc é uma ótima fingidora,resumindo é uma poetisa sim,rsrs!Já pensou pfem e poetisa ao msm tempo,hummmm quem guenta!kkkk!

      Excluir
  16. LAYZ,
    Como sabe, esse espaço é nosso e o povo já te procura aqui, rsrsrs.
    Lá na postagem do resultado da objetiva do CFSD, Barbara está te procurando pra treinar, dizendo que vc sumiu... Vc é famosa hein menina!? kkkkkkkkkkkkkkk. Beijinhooooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. houmm...sou nada..to aqui ja pra morrer de tana ansiedade...vem cá...o resultado vai ser dia 13 ou 14 de março?

      Excluir
  17. Hoo bela...rsrsr só voce....sabe encontro aqui refugio...bom estar aqui.Grande abraço.

    ResponderExcluir
  18. Bela...manda teu msn...quero falar com você!nada sério..rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda o seu aí Layz, que eu te adiciono, não se preocupa que não aceito o comentário.
      Ahhh entro pouco no msn, ok!? rsrsrs. Mas entro pra falar contigo.
      Beijinhooo!

      Excluir
  19. http://www.youtube.com/watch?v=559jW9_0ujo
    Galera deem uma olhada neste endereço,é um video, é massa,do curso de formação do interior!É bastante impolgante,bom pra estimular!

    ResponderExcluir