Destrinchando o TAF


Muita gente tem me perguntando sobre o TAF e muitas me sugeriram tal postagem, como prometido aqui está ela, rs.

O Teste de Aptidão Física (TAF) é uma etapa ELIMINATÓRIA do concurso, ou seja, o candidato não concorre com mais ninguém, depende apenas dele se garantir na vaga que se classificou no concurso. Porém, apesar de não ser classificatória, ela ELIMINA e muito, por isso a preparação pra essa etapa é tão importante, quanto estudar pras provas do concurso, do contrário, o candidato corre o risco de nadar, nadar... e morrer na praia.


O objetivo do TAF é avaliar se os candidatos possuem aptidão física mínima necessária ao satisfatório desempenho das atividades inerentes à carreira policial militar.

Para a realização do TAF, o candidato deverá providenciar e apresentar à Banca Examinadora atestado médico que indique expressamente sua plena condição física e mental para a realização de esforços físicos intensos, datado de até 5 (cinco) dias antes da avaliação, constando, de forma legível, o nome completo do médico atestante, sua assinatura e número de registro no Conselho Regional de Medicina – CRM.

O TAF será composto por 03 (três) testes físicos para candidato ao cargo de Aluno Soldado PM 
--> (barra fixa dinâmica ou estática; corrida de velocidade - 50 metros e corrida em 2.400 metros) e por 
-->04 (quatro) testes físicos para candidato ao cargo de Aluno Soldado BM (os mesmos testes físicos para Aluno Soldado PM, incluindo o teste de natação em 25 metros).

DESTRINCHANDO...

Em 2009 cada candidato recebeu um número grampeado na camisa, o número de classificação no concurso e é por esse número que os examinadores chamam os candidatos.

Soldado PM Masculino
- Barra dinâmica - 3 repetições, posição pronada;
- Corrida de velocidade - 50 metros em 8 segundos;
- Corrida de resistência - 2400 metros em 13 minutos

Soldado PM Feminino
- Barra fixa - 10 segundos, pronada.
- Corrida de velocidade - 50 metros em 9,20 seg;
- Corrida de resistência - 2400 metros em 15 minutos.

Para quem for fazer pra BOMBEIRO, terá o 4º teste: natação (25 metros). 
- Masculino: em 25 segundos;
- Feminino: em 30 segundos.

Segue um vídeo com a execução da barra masculina, lembrando que na PM são exigidas apenas 3 repetições. Quanto as mulheres, elas terão que se manter na barra, acima do queixo com o corpo ereto, por 10 segundos. A barra na Vila Militar tem uma escadinha lateral, o(a) candidato(a) sobe e quando está pronto(a) larga os pés, cumprindo os 10 segundos no caso feminino e no masculino cumprindo as 3 repetições. O avaliador manda descer após a conclusão do teste e o candidato(a) parte pra assinar o seu resultado.


Quanto a corrida de velocidade, são enfileiradas uns 10 candidatos por vez e os examinadores ficam no final do percurso com o cronômetro na mão. Após a execução cada examinador grita o "número" do candidato e o tempo da execução, o candidato segue pra bancada pra assinar.

Na corrida de resistência, os candidatos davam no total de seis voltas na pista, pra completar os 2400 metros, a cada volta o candidato tinha que gritar o seu número para o seu examinador, caso contrário corria o risco da volta não ser computada. No término das seis voltas... o mesmo processo, ir na bancada assinar o tempo.

RETESTE --> O insucesso em qualquer dos testes físicos implica a inaptidão no TAF. O candidato, porém, que não atingir o índice mínimo em algum(ns) dele(s) terá, no primeiro dia seguinte à realização do TAF, uma única oportunidade de refazê-lo(s), quando, então, será considerado Apto ou terá a sua inaptidão confirmada em caráter definitivo.

***
Quem deseja seguir a carreira militar, sabe que a aptidão física é essencial, por isso além de ter estudado, acho importante que o candidato largue o sedentarismo e comece a treinar, esse momento de espera pelo resultado, costuma ser de bastante ansiedade e treinar para o TAF, além de necessário, é ótimo para aliviar a tensão. Saindo o resultado final da prova, o TAF ocorre em uns 2 ou 3 meses, isso de acordo com últimos concursos e muitos não conseguem está aptos nesse curto período de tempo.

Alguns me dizem: "Ahhh.. se eu perder entro com Mandado de Segurança"
E eu lhes digo: Essa é a pior alternativa, conheço pessoas que esperam por MS desde 2006, e deixaram de estudar pra outros concursos, além de ser oneroso, é cansativo e demorado. Depois de muito estresse, pode até conseguir entrar, mas ainda entra sob liminar e sub judice na PM sofre certo preconceito e limitações, além do risco da liminar ser derrubada e quando estiver lá no bem bom, ter que sair. Bem... não vou falar mais a respeito, apenas aconselho a via mais fácil, que é treinar pro TAF, quem quiser correr os riscos, fique a vontade!

***
Perder em um TAF é péssimo, tudo que falo é com base na minha experiência.
Quem acompanha o Blog há um tempinho sabe que eu passei no concurso anterior e perdi no TAF. Além de uma preparação corrida, esperei o resultado pra treinar.. Acho que fui fraca emocionalmente, algumas coisinhas pessoais. Não fiz a barra, deixei pro reteste. Na corrida de velocidade machuquei o pé, fiz em 10,09 segundos. Mesmo machucada fiz a de resistência em 14min, porém, não tive como fazer o reteste no dia seguinte.
Vi muita gente ficar de fora, vejo muita gente até hoje esperando pelo seu MS.. e vejo muitas pessoas com as quais eu teria me formado, compartilhando sua rotina de serviço... Apesar de tudo, deixei de reclamar do que ocorreu.. tento entender que não era o meu momento e busquei nesse tempo estudar, renovar e até mesmo ampliar as minhas buscas. Estudei pro último CFO.. e fiquei por um triz, rsrs. Continuo o estudando para o próximo e aguardando o resultado do Concurso de Soldado, pra avaliar a tensão treino 3 vezes por semana. Sem dúvidas amadureci muito nesse tempo, estou mais forte e hoje me sinto mais preparada pra exercer a função e mais ligada sobre o que me espera, rs.

Espero que as pessoas que acompanham o Blog, levem em consideração o meu conselho, para que não sejam surpreendidas, nem precisem treinar no desespero. Quero muitos relatos de vitória pós TAF aqui.


Abraçoss!!!

=D

64 comentários:

  1. gostei muito do video sobre a barra pois tinhas muitas duvidas excelente post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Eder... Agora só uma dica... Não precisa ficar parado em baixo tanto tempo quanto o cara do vídeo, quando a pessoa não tem prática, esse tipo de relaxamento desgasta mais o músculo e as vezes o cara não consegue fazer as três. Dica de um brother entendido do assunto e não poderia deixar de repassar.

      Excluir
    2. Me explica uma coisa, como vir no video o minimo exigido são 3 repetiçoes, mas posso continua a execução do exercicio até meu limite ? Ou eu fazendo as 3 repetições tenho que descer da barra ?

      Excluir
    3. Olá Heider..
      Eles mandam vc descer depois das 3 repetições, não tem necessidade de fazer mais do que isso, até porque não é uma competição entre os candidatos, todos estão classificados e precisam apenas mostrar que estão aptos fisicamente no TAF, apenas com o que é exigido em cada teste.
      Abraço!

      Excluir
  2. Agora vou comecar a treinar,pq estava esperando o resultado sair e como vi essa reportagem vi qu tenho que treinar muito mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que serviu de incentivo Rafael, é isso aí... Comece a treinar e me conte a evolução por aqui. Abraço!!

      Excluir
  3. Querida bom dia, saberia dizer "mais ou menos" qual foi a quantidade de homens e mulheres que perderam no exame do TAF no concurso passado, para a região de salvador? Obrigada, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa não dizer ao certo... Sei que o feminino em 2009, das 100 mulheres, muitas perderam... no mínimo umas 40 ficaram no TAF. Agora no masculino não sei. Não demorou muito pra ter uma nova chamada devido a quantidade de gente que perdeu no TAF na 1ª.

      Excluir
  4. É por isso que estou me antecipando,rsrsr!Já estoume sentindo um maratonista,KKK!A coisa é seria!Valeu Bella!Depois se puder gostaria que vc falasse um pouco sobre o psicoteste,pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Gledson!! Melhor errar por excesso do que por falta. Continue firme no treinamento.
      Vou pensar nessa postagem sobre o psicoteste, mas não é nada demais não menino... Vc já fez o psico do Detran? É bem parecido! No ano que fiz o da PM teve aquele teste dos tracinhos, uma redação tema livre, aqueles cadernos da editora Vetor de completar as próximas figuras, sabe como é? Ahhh e uma ficha sobre característica de relacionamento, comportamentais.. entre outras coisas. No mais acho que é mais lógica e ter tranquilidade mesmo.. Abraço!

      Excluir
  5. Bella bela, muito bom o texto e as suas dicas. Como sempre, muito sensata!!
    abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Jordão!! Sua opinião é bem importante pra mim... sinto que caminho certo então, excelente consultor, rs. Abraçoo!!

      Excluir
  6. oi Bella boa tarde estou acompanhando seu blog ah um tempinho mas não nunca comentei nada...gostei muito do seu post sobre o TAF eu só vou ter condição financeira e apoio(pois tenho um bebe de anos e não tinha com quem deixar) agora no fim desse mês de janeiro de 2013...será que ainda dá tempo de eu pegar resistência, pois na corrida eu não tenho medo pois corria e corro legal, mas na barra...são outros quinhentos...não resistência muscular nos braços...estou com medo , mas não adiei o treino por comodismo são as condições sabe com é né? abçs vc faz um bom trabalho aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila,
      Poxaa quer dizer que fica acompanhando o blog aí quietinha e nem fala comigo menina!? rsrs. Brincando!! =D
      Fico feliz que tenha se pronunciado agora e mais ainda que tenha sido útil a postagem.
      Bem.. cada um com sua dificuldades, nada é fácil.. mas o bom é que quando lutamos pra vencer essas, saímos mais fortes e experientes. Mesmo que não possa treinar todos os dias, tente treinar três vezes por semana. Quanto a questão financeira, te digo uma coisa... muita gente paga academia e perde no TAF.. outros, com disciplina conseguem. O mais importante é a sua vontade de se superar, determinar horas pra isso, lembrar sempre do seu objetivo.. Se puder fazer academia é bom, ou algum outro trabalho muscular pra fortalecer o braço pra barra.. Por mais que pareça difícil, com treino é tranquilo, das primeiras vezes, vai ser um parto... não precisa se desesperar e treinar todo dia, mas dia sim, dia não... vai percebendo a evolução e isso anima, peça pra alguém ir marcando seus tempos, isso empolga! Tanto na corrida, quanto na barra. Eu tenho uma barra instalada em casa... acho ótimo!! Agora TUDO, TUDO com alongamento.. ok!?
      Espero que supere essas dificuldades e que possa começar a treinar logo... Acredito que valerá a pena o 'sacrifício', lembre sempre do prêmio!
      Boa sorteee!!!
      Beijinhoooooo!!

      Excluir
    2. Isa, acho o treino na academia uma possibilidade (eu mesma treino), mas existem os parques/praças nos bairros, toda cidade tem, em geral tem barras, de diferentes alturas, e as vezes espaço p corridas/cooper. A gente tem q lembrar tb, q a corrida tem que ser treinada na rua, não somente na esteira. Sempre dizem que dá uma bela diferença.

      Excluir
    3. Tbm acho Isa... Há vários parques e pistas de corrida espalhadas na cidade e são ótimas pra treinar. Sem dúvidas correr na rua é bemmm diferente de correr na esteira, está certíssimaa!! Eu não faço academia.. Mas podendo fazer e gostando, é válido pra fortalecer o braço. Beijinhoo!! =)

      Excluir
    4. Só uma dica quanto a isso. Melhor correr no parque, cheio de árvores pois a atmosfera é menos poluída. Eu corria antigamente na avenida... Depois da prova, pra treinar pro TAF, passei a correr no parque. Hoje, mais de 6 meses depois, fui correr novamente na avenida e perdi demais o fôlego, não consegui nem completar metade do percurso. Isso por causa dos carros passando e muita poluição. O melhor é cedinho... ou em parques! ;) Amanhã volto pro parque... rsrs

      Excluir
  7. a corrida eu to bem, to fazendo abaixo do tempo limite. Agora barra ta dificil demais, na pista onde eu corro tem umas barras lá. To querendo entrar em uma academia pra ter o acompanhamento de um profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a barra elimina muito mesmo.. então vc deve correr atrás de superar isso logo!! Na academia poderão te orientar a fazer exercícios pra fortalecer o braço e na própria academia tem barra tbm.. O bom é tá bem na corrida, nas duas né?? Tem a de velocidade tbm, não esquece dela.
      Se tiver bem nas duas corridas, não deixe de treinar pra manter o tempo abaixo do limite e corra atrás de se superar na barra, ainda tem um tempinho bom.. Abraço!!

      Excluir
  8. Boa noite!
    Sao chamados pro TAF apenas 150 candidatos, no caso os 150 primeiros colocados na lista de habilitados, ou sao chamados mais candidatos pra ver se ao menos 150 sao aprovados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno,

      No concurso anterior foram chamados apenas os candidatos que ficaram dentro do número de vagas.. Acredito que será dessa forma agora tbm, se muita gente for eliminado nas etapas, não demoram pra fazer novas chamadas.. como foi no anterior. Vamos aguardar.. Abraço!

      Excluir
  9. Pois é Bella,existe a comunidade de Capitão Estrela(professor de direito e capitão da PMBA) no facebook,que ele diz justamente o que o rapaz disse anteriormente:que no ultimo concurso os habilitados na segunda etapa,todos por sinal foram chamados para os exames seguintes porque os índice de reprovação no psicoteste,juntamente com TAF foram altíssimos.Por isso ele vez uma estimativa que acontecerá o mesmo este ano.Pois para ele se fosse chamados apenas o numero estimados no edital não seria possível preencher o numero de vagas no final de todas as etapas.Já que para ele de 4500 classificados na segunda etapa,não sobrarão 2000.Triste de estiver aguardando para entrar nesta triste realidade.O que vc acha,é pertinente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por essa razão estou confiante em não demorar em ser chamado depois... Tô em 308º pra Juazeiro.

      Excluir
  10. Bom dia Isabella, gostaria de saber se no TAF feminino usamos a escada para colocar o queixo acima da barra ou teremos que usar a força para subir Porque um amigo meu PM me disse que tenho que subir ( como se fosse uma repetição) e me manter por 10 seg. Mas tanto vc quanto a portaria de 2008 dizem o seguinte: "Quanto as mulheres, elas terão que se manter na barra, acima do queixo com o corpo ereto, por 10 segundos."
    Me ajude!!!!!!!!!
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      "A barra na Vila Militar tem uma escadinha lateral, o(a) candidato(a) sobe e quando está pronto(a) larga os pés, cumprindo os 10 segundos no caso feminino e no masculino cumprindo as 3 repetições."

      É só subir em um apoio (escadinha) lateral.. Esse seu amigo PM, deve ser bem antigo.. Pq desde que soube que foi estabelecida a barra com teste, que foi assim, a não ser que ele fale isso se baseando no TAF masculino, pq normalmente o TAF feminino e masculino são em dias diferentes, então ele não deve ter visto o feminino.

      Mais alguma dúvida? rsrs.
      Obrigada!! Bjss =D

      Excluir
  11. http://fcc.telium.com.br/concursos/govba108/PortariaResultadoProvaDiscursiva.pdf. Boa pergunta a do Bruno fui Bella,eu achei este anexo com a classificação de 2009 e segundo um rapaz ilustre chamado Éneas estrela(professor de direito e capitão pmba),lessiona no cursinho Central dos concursos.Pois bem,segundo Capitão Estrela,todas estas pessoas da lista classificados para segunda etapa(redação),foram chamados para o psicoteste e TAF que eliminaram sessenta por cento dos candidatos.Para ele este ano não será diferente,pois quem tiver pelo menos nota 5,0 na redação,será convocado para etapa seguinte,já que o TAF está sendo o terror dos desavisados.Segundo ele não só quem está nesta lista foram chamados como chamou,mais 3500 pessoas depois totalizando mais de 8000 pessoas.Então vamos nos alegrar e preparar o corpo junto com a mente para não sermos pegos de surpresa galera!quem quiser tirar dúvidas sobre esta informação,é só entrar na comunidade de Eneas Estrela,no Facebook e conferir,valew!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Isabella, como as mulheres sabem ba barra? usam escada ou fazem como se fosse uma repetição( a que os homens fazem 3) para erguer o queixo acima da barra.
    Vc que já fez o temeroso TAF me esclareça essa dúvida
    Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Mas olhe só, deixei isso bem claro na postagem:

      "A barra na Vila Militar tem uma escadinha lateral, o(a) candidato(a) sobe e quando está pronto(a) larga os pés, cumprindo os 10 segundos no caso feminino e no masculino cumprindo as 3 repetições."

      A candidata não precisa se erguer, apenas subir na escadinha lateral e se manter lá.. ok!? Acima do queixo, os 10 segundinhos, com o corpo ereto.

      Espero que tenha ficado claro.. Se não ficou, diz aí..
      Bjss! =D

      Excluir
    2. Ficou claro sim, eu li a sua publicação só queria que vc ratificasse porque vc sabe as pessoas falam demais aí fica sempre aquela dúvida e eu quero fazer tudo direitinho rsrsr... mas vc já me esclareceu. Muitíssimo obrigada

      Excluir
    3. De nadaa!! Eu seii sim.. rolam muitos bizus por aí, rsrsrs. Qualquer coisa aparece por aqui, se eu puder ajudar será um prazer e se eu não souber não invento... kkkkkkkkk... Jogue duro no treino, tá chegando a hora! rsrsrs =D Abraço!

      Excluir
  13. Galera..não vou mentir,to treinando musculação de forma disciplinada,porém,nada de correr na rua,mas acordeeeiiii!!vou iniciar o treino ao ar livre e no horário entre as 15 e 16 horas ou entre as 10 e as 11,para pegar o sol,afinal no dia do taf,não sabemos as condições climáticas...então é melhor se preparar para o extremo.Abraçoo Bela.

    ResponderExcluir
  14. è anna ,de feira de santana ,tudo bem ?muito obrigada por essas dicas sobre o TAF .Meu pai disse que era pra eu me preparar só quando tivesse certeza da aprovaçao .rsrsrs sem comentarios ,contei a sua historia e de uma menina que treina na academia comigo.no ultimo concurso ela acertou 42 q e tirou 7 na redaçao aqui pra feira .ficou em 35 ,entrou na segunda chamada e perdeu no taf .acertou 58 q desta vez ,mas atualmente ela nao consegue nem se dependurar na barra ,mas pelo menos nao deixou pra treinar de ultima hora .Ainda assim ,meu pai nao se convenceu ,mas como fiz uma boa prova e ja ouvi tantos casos do povo que perde no taf ,eu to me preparando e ja consigo ficar 8 s na barra (pra mim é uma grande coisa!).pra mim o pior é o tiro de 50 m .Abraçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anna,
      Tudo bem querida!? Tinha sumido!! rsrs =D
      Poxaa que chato seu pai não te ouvir.. mas acontece, treine como puder. Legal que já faz 8s na barra... N terá dificuldades nesse teste. Quanto a de velocidade (50m) ela realmente é um saco, pelo menos eu considero o pior teste... Mas olhe nos comentários abaixo pra Maria Antonieta as dicas de Jordão ele é formado em Ed. Física e tbm o que eu falei a respeito desse teste... Dá pra vencer ele logo, logo.. rsrs. É um exercício de explosão, então tem que repetir, cansar a musculatura (Palavras de Jordão, kkk), mas percebo isso nos meus treinamentos.. vc vai percebendo o avanço em cada repetição.. Leia os comentários abaixo que entenderá melhor, se não evoluir procure um profissional, ou vá a um médico pra que te oriente certinho, passe alguma vitamina, suplemento que melhore seu desempenho em atividades físicas... Mas ainda tem bastante tempo, com certeza treinando certo conseguirá.

      Abraçoooo!!

      Excluir
  15. Bela, gosstaria de saber mais sobre a corrida de velocidade, onde é pedido 50 metros em oito segundos. Treino correndo em velocidade repetidas vezes mas nao estou vendo melhoras significativas... sou do interior... Você tem alguma dica? Você foi reprovada no sprint também, sim?

    Abraço e obrigada desde já;

    ResponderExcluir
  16. Isa, faço a corrida de velocidade em 9 segundos.. o edital pede 50 metros em até 8 segundos. você tem alguma dica de treino, exercicios? estou desesperado...rsrsrs

    obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Você postou como "Maria Antonia", mas é homem né isso??
      Porque o tempo masculino é 8s, se fosse feminino já estaria dentro do tempo: 9,20s.

      Acho que depende de quanto tempo vc tá treinando...Porque a corrida de velocidade pra quem não tem prática, não consegue de uma hora pra outra.. Alguns feras sim, mas treinava com uma galerinha e via muitos com dificuldade em reduzir o tempo no início.
      Eu tirava 2 dias pro tiro... e no decorrer dos treinos ia reduzindo os segundos, me superando.. você não percebe isso?? Seria legal se pudesse procurar um profissional na cidade.
      Eu nunca corria resistência, pra depois ir treinar velocidade, não sou profissional mas não fazia isso... Pois no próprio TAF ele vem antes, não deve ser em vão...
      Eu fazia todo alongamento direitinho, treinava a corrida de velocidade as 5 vezes que disse... Depois dava uma corrida de 2400.
      A vantagem de treinar com alguém que entende do assunto é que vc treina corretamente, evita lesões, fadiga muscular... Tem gente que treina na doida, no desespero e tem problemas sérios antes ou até mesmo no dia do TAF, se vc fizer academia converse com o instrutor a respeito...

      Bem... vou pedir dicas a um profissional, meu brother JORDÃO VIEIRA do blog Quero ser polícia... Tem dicas pro colega?? Se puder manda aí que serão uteis pra mim tbm.. hsuahsuahsuasuss =D

      Abraçoo!!

      Excluir
  17. Galera, o corrida de velocidade é treino específico. Tem que "cansar" a musculatura com tiros de menor intensidade e distância - 10m, por exemplo. Faz-se uns 8 ou 10 tiros desses e depois de descansar uns 5 min, faz-se o tiro de 50m. É bom lembrar que a alimentação também é muito importante - bastante carboidrato e se quiser fazer alguma suplementação, consultar o médico para que ele indique algo para aumentar o estoque de creatina corporal, pois é este componente que te dará mais potência na corrida.
    valeu, abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bela a cada dia que vejo esses comentarios tenho mais duvidas affff.Eu tenho muita dificuldades no treino e tenho sentido muitas dores nas pernas, pensei ate em tomar algum suplemento pq ja faz 1 mes que estou treinando e essas dores n param, durante o taf e necssario que o candidato corra por todo o percurso ou pode fazer caminhadas aceleradas em alguns momentos desde que cumpra o tempo?Em relacao aos suplementos vc acha que pode dar alguma alteracao que venha a me reprovar nos exames? e em relacao aos exames vc sabe a media de valor total?
      afff tanta pergunta em?
      E essa ansiedade primero concurso e assim ne?kkkkk
      bjs
      Barbara

      Excluir
  18. Ah, sim! fazer esse treinamento 3 vezes na semana em dias intervalados .. se em duas semanas não baixar o tempo, eu mudo o meu nome para Isabella Ismille ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que o que fala é certo e não corre esse risco!! "Tenente Ismile" será uma exclusividade minha poxaa!! :P

      hsuashuasuahsuhasu Então fiz mais ou menos certo Dan, treinava ele umas 3 vezes na semana... no mínimo 2 dias, que eram o domingo e a quarta... Mas só se a semana fosse corrida e não desse as 3.
      Hummm... vou considerar essa dica aí de repetir várias vezes a corrida com distancias menores pra depois o de 50m.. Você é fera!!! =D
      Vou começar na próxima semana lá na Vila com Bira, com mais tempo do que em 2009 e com menos preguiça de ir daqui pra lá (longe pacas). O treino é pesado, vou ficar moídaaa, mas valerá a pena, vou ficar do nível do TAF interno da Academia, me aguardeeee!!! kkkkkkkkk

      Excluir
    2. Jordão e Isabella, então pra corrida de 2400 metros também devo treinar com Tiros? Já melhorei muito meu tempo, mas agora estagnou e não consigo superar os 13 min. e 50 seg. aproxim. Preciso de uma ajuda urgente! rsrs

      Excluir
  19. Colega "Maria Antonieta",
    Não de desespere não, você ainda tem tempoo... Foque em se superar, siga as dicas de Jordão e procure um profissional se for preciso.. Boa sorte!! Me conte os avanços!!! =D

    ResponderExcluir
  20. isabella ou alguem do blog pode me tirar uma divida por favorr ???
    É assim acertei 45 questões para as 750 vagas masculino...estou na fé que serei chamadoo .......+ vamos p minha perguntaa para conseguir um atestado medico para o taf é em qualquer clinico geral consegue ? e vc sabe algum nome de clinica aqui em salvador que faça isso....??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes do TAF vc terá que fazer os exames médicos pra entregar, correto?? Dentre esses exames médicos o ergométrico e outros, só é vc levar num clinico e explicar que precisa desse atestado, que comprove aptidão física... Falo pra levar os exames pq o médico precisa ter exames que comprovem a sua aptidão pra emitir esse atestado.. Foi assim que fiz em 2009, não é nada complicado não. Levei num clinico geral mesmo.. Acho que qualquer um faz isso, só é vc ir numa clinica pagar uma consulta e pedir... Abraçooo!!

      Excluir
  21. Isabela, tudo bem linda? Preciso trocar idéias e experiÊncias com você. Seria muita audÂcia da minha parte trocarmos telefone? Publica seu e-mail aqui no blog. Beijos! Ionara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ionara,
      Manda por comentário o seu link do facebook, ou msn que eu te adiciono, ok!? Pode curtir a página blog no facebook e por mensagens conversamos, vc escolhe, rs. Abraçoo!!

      Excluir
  22. Isabela, maravilha seu blog, sobretudo seus comentários e conselhos. Fiz 49 questões pena e to louco de ansiedade esperando a redacao. Só lendo seu blog pude acordar para o taf. Que mesmo início meu treino. Agora queriater uma base decoro é feito oeste de velocidad masculino, pode me ajudar? Bjoooos. Manaia

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Primeiramente muito obrigada!! Como é feito o teste da corrida de velocidade...?? Vamos lá.. são 50m em 8s, é o chamado tiro, o cara tem que disparar.. exige força e potência.. Olha os comentários acima do brother Jordão, ele dá dicas de como melhorar nessa corrida. O primeiro passo é você medir um local com a metragem de 50, tem que pedir auxílio de alguém pra cronometrar o seu tempo.. É importante está alongado e principalmente aquecido, pra não ter nenhum problema grave, nem romper a musculatura.. Olha só, tô falando como amadora tá!? kkkkkkkkk. Profissional é Jordão, ele tem o blog Quero ser Polícia e pode te dar mais dicas a respeito desse teste, dá uma olhada nos comentários aqui em cima que você vai entender melhor esse teste. Abraçooo e bom treino!!

      Excluir
  23. Boa tarde Isabella!!! tudo bem?? olha eu gostaria de saber, se eu posso treinar pro TaF, se minha classificação na redação foi 352 pra Juazeiro, por favor, me tire essa dúvida, gostaria muito de saber se serei chamado pelo menos pro taf, agradeço a sua resposta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Você já devia ter começado! Fiquei em 308º pra Juazeiro também! Sou de Petrolina. As nossas chances são grandes amigo, então não perca tempo! ;)

      Excluir
    2. Anônimo,
      Acredito que quem quer mesmo ingressar e tem a mínima chance, não pode correr o risco de deixar ela bater na porta e está despreparado para aproveitá-la. Acho que na dúvida, não deve fechar a sua vida a isso, como se fosse a única e última chance da sua vida.. não! Deve ir atrás de outras possibilidades e conquistas, mas se quer mesmo essa, uma vez que tem chance e está classificado.. deveria se dedicar e ir se preparando, pois existe a possibilidade de ser convocado. Boa sorte! Abraço! :)

      Excluir
  24. Estou fazendo os 2400 metros em 13 min e 45 seg. aprox. nos dias bons. Já fui muito pior, fazia em 15 a 16 min. Mas agora que cheguei nessa média de 13:45 não consigo mais superar... Sem fôlego e pernas muito cansadas já perto do final... Alguma dica de como intensificar? Quais bebidas antes do treino podem dar mais energia? Alguma técnica melhor de respiração? etc. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivisson,
      Desculpe, só vi seu comentário aqui agora. Espero que ainda veja a minha resposta e espero que a essa altura já tenha superado o problema. Indicar algo pra você tomar só um profissional.. Mas eu acho que com o treino certo você consegue fácil baixar isso aí pra casa dos 12min.
      Pra condicionar o seu corpo e aprender como lidar melhor com a sua respiração, acho melhor antes de se apegar a fazer apenas os 2400m pra vê como está, buscar ir além nas distância e estabelecer por dia um tempo maior de corrida, uns 30, 40min.. Outra coisa que ajuda a criar resistência e voar no asfalto ou outro tipo de pista é a corrida na areia. Bem é isso que eu vejo o pessoal fazer na equipe onde ue treino e todos evoluem bem rápido.

      Abraço!

      Excluir
  25. Olá, como cidadão e aprovado em 2007, VOU ESCLARECER AS SUAS DÚVIDAS:
    Vou dizer uma coisa: concursos que têm tafs, a alegria de uma aprovação termina rapidamente em decepção em muitos casos.Vi muito neguinho nerd , que passou nas 1ªs colocações perder a vaga pra classificados em 500º , por exemplo. No dia do taf, geralmente no auge do verão vc tem que chegar as 7hs da manhã, pra começar a fazer os testes. E , de sacanagem, eles te botam pra correr (último teste) na pior hora, entre meio dia e 2hs da tarde. Ou seja ,pra lascar o peão. Então , meus amigos , se vcs dizem que estão fazendo 2400 em 13 min., tente fazer esse mesmo tempo correndo meio dia e só com o café da manhã na barriga.Se vcs conseguirem , eu digo: já passaram, porque É F..... Olha , foi engraçado e até constrangedor o teste de barra, porque foi um tal de chutar o ar , esperniar, gritar e nada.(me desculpe a franqueza, mas merece tomar uma surra de cansanção o sujeito que vai pra um taf e não consegue fazer uma barra, PELA MÔ DE DEUS). E olha, se perder, não tem juiz nesse mundo que te dê uma liminar. É muuuuuito raro. Na minha época, 99% não conseguiram e o 1% que conseguiu (só conheci e soube de uma moça)os advogados foram verdadeiros craques em convencer o juíz pra repetir o teste (ela repetiu 6 meses depois)e passou a danada. Quanto ao psicoteste, não parece , mas reprova muito também, mas nesse caso, 100% dos que perderam e entraram na justiça ganharam e sem precisar fazer outro. Outro ponto importante a ser esclarecido é que no curso de formação também reprova se o cabra for vacilão. Conheço um caso de dois sujeitos que se recusavam a fazer as atividades de sábado por serem de uma religião que não permite fazer nada nesse dia (CADÊ O MEU CANSANÇÃO ). Me desculpem os religiosos, mas que p.. vcs têm na cabeça pra prestar um concurso difícil desse, passar em tudo e de repente envolver Jesus no meio (PELA MÔ DE DEUS). O que aconteceu? Se fu...., foram exonerados e com choros e lamentos recoreram a justiça.(Não sei nem quero saber se conseguiram, tomara que não) Concluindo o esclarecimento, em 2007 eram 400 vagas pra cada região, menos Salvador.Chamaram quase 900 pra fazer os testes. Com o total de reprovações no psicoteste, alguns no médico, Taf e um sujeito que perdeu na investigação social (PELA Mô DE DEUS,esse cara merece apanhar de fanta durante uma semana, que p... esse cara fez pra ser reprovado nessa etapa...olha, eu não quero nem saber, pra não ficar com mais raiva do sujeito), restaram no final uns 427,mais ou menos.Resumindo, a alegria virou tristeza em minutos para metade. Após alguns recursos na justiça com êxito, esse nº subiu um pouco mais. Mas, nesse concurso que eu fiz não teve segunda chamada, talvez , porque excedeu o nº de vagas. Mas quem passou em tudo, independentemente de estar fora das vagas foi chamado e já está trabalhando. É, isso é tudo. R.M. Soldado PM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vivi isso aí em 2009 colega!
      Realmente, se engana quem pensa que é só passar na provinha!
      TAF - Reprova e dificilmente a pessoa consegue liminar pra repetir; Psicoteste - Não está mais fácil atualmente.. mas a possibilidade de conseguir uma liminar é maior que no caso anterior, mas o processo judicial é demorado;
      Documentações - O que mais tem pego a galera atualmente é a CNH.. e digo sempre e repito, evitem pensar antecipadamente em Mandado de Segurança, é melhor se anteciparem e pensarem em cumprir todos os pré-requisitos do concurso antes mesmo de realizarem as provas;
      Investigação Social - Se engana quem pensa que não existe, a inteligência da PM trabalha sim e tem gente que entra no curso de formação e pensa que tá safo.. quando tá no bem bom lá dentro chega a informação;

      Obrigada pela sua contribuição.. e alertas a galera!
      Se cuida, sucesso aí na "batalha" diária!

      Abraço!

      Excluir
    2. Obrigado pela sua resposta amigo! Graças a Deus já estou fazendo 2400 em 12 min. e 12 seg. aproximadamente. Mas tô fazendo isso durante a noite. Vou começar a fazer pela manhã pra garantir o meu rendimento debaixo do sol quente também.

      Excluir
  26. boa noite Bella! bem esse seu texto é excelente! bom como a maioria aqui eu tb fui a provada no concurso da pmba. e tenho uma dúvida mortal sobre a tal barra.eu ate fico os 10s pendurada com o corpo ereto, porém minha pegada é supinada. conversei com algumas pfems q realizaram o ultimo concurso e elas me disseram q não tem problema a pegada, que a banca deixa à vontade. o q importa mesmo é resistir rs... vooc percebeu isso tb... ou existe a cobrança da pegada pronada de fato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Primeiramente obrigada! :)
      Conversou com algumas pfem's? Pois eu já assisti a diversos TAF's e já fiz TAF e te garanto que eles não permitem que faça supinada, não sei porque te passaram essa informação =(.
      A exigência é pronada e no concurso da PMBA nos últimos 6 anos que acompanho, nunca soube ou vi um TAF que permitisse realizar na pegada supinada, nem TAF externo nem interno. Em outros concursos, como o da Civil pode ser supinada, mas nesse nãoo!
      A supinada é bem diferente, trabalha músculos diferentes e é mais fácil. Normalmente a pessoa consegue fácil a supinada, mas a pronada todos tem mais dificuldade.
      Eu prezo bastante a veracidade das informações que posto aqui, se eu postasse informações duvidosas e mentirosas, dificilmente conseguiria credibilidade, mas pior do que isso, prejudicaria as pessoas.. o que vai de encontro a minha intenção que é ajudar. Posso errar lógico, mas quando eu tenho dúvidas ou não sei algo, eu sou bem sincera.. mas nesse caso eu GARANTO que tem que ser pronada.
      É possível evoluir com a supinada, apesar dessa pegada trabalhar apenas o bíceps, eu fazia 5, 6 vezes.. cada vez fazendo de 30 a 40 segundos de supinada.. Depois comecei a fazer com uma mão supinada e a outra pronada, buscando ficar cada vez mais e me acostumando a postura que devia ter na barra.. e assim evoluí até fazer meus primeiros 5 segundos na posição pronada, daí só evoluí e hoje faço 20 segundos bem.. e chego aos 30 segundos forçando, espero progredir mais. Treinando certo logo logo você estará bem na barra!

      Bom treino! Abraço!

      Excluir
    2. Obrigada!!!
      vooc tem nos ajudado muito, muito mesmo!!!
      Bom... aqui vou eu... de volta aos treinos!

      Excluir
  27. Isabella, obrigado pela ajuda! Graças a Deus não desisti naquela época que eu não conseguia sair dos 13 minutos e 40 segundos. Continuei persistindo e segui algumas dicas de uns amigos e que também vi aqui: Comecei a tomar Maltodextrina com 2 comprimidos de BCAA antes de correr e mais 3 no final da corrida. Agora, graças a Deus estou fazendo os 2400 metros folgado nos 12 min. e 12 segundos aproxim. Porém, como o PM aí disse, vou começar a correr debaixo do sol quente pra tentar manter esse tempo e rendimento. Valeu!

    ResponderExcluir
  28. Isabella, me tira uma dúvida? O teste de velocidade 50m em 8s tem que ser 8s cravados ou tem tolerância???? pode passar em 8,3 por exemplo?

    ResponderExcluir
  29. Olá Isabela...
    vc é a mesma que comenta no mulher na policia?
    Mulher, estou apavorada.. sou sedentaria ao extremo, comecei a malhar e parece que nao saio do lugar... sou fumante tenho 25 quilos pra perder, parafuso no tornozelo... tudo contra!
    Mas continuo crendo no meu sonho de ser delegada civil!

    Natália

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Isabella, estou classificado nesse concurso de 2012 e acho que se houver 2ª chamada estarei na lista, porem quando fiz o concurso tinha 30 anos aí em maio fiz 31 anos, será tenho chances entrando com um mandado de segurança?

    ResponderExcluir
  31. Oi, qual seu treino pra melhorar o tiro? tenho dificuldade no tiro. parabéns pelo seu blog. obrigada.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.