sábado, 15 de dezembro de 2012

Principais Dúvidas sobre o Concurso de Soldado

Partilhar
Olá,

Tenho recebido muitas perguntas, dúvidas, especulações e percebo que todas são bastante parecidas, como nem sempre estou presente para responder e tem sido MUITAS, buscando otimizar o tempo vou tentar sintetizar aqui as principais dúvidas com base em 2008, ok!? Peço que leia com atenção, pois sua dúvida pode estar respondida aí e pode até mesmo entender mais a respeito do processo.

Vamos lá...

- A PORCENTAGEM NÃO SERÁ A SUA PONTUAÇÃO FINAL DA SUA PROVA OBJETIVA - Muita gente está pensando que o seu percentual de acertos será a pontuação final que a FCC publica e não é, a FCC para analisa o desempenho de todos os concorrentes daquele polo e assim verificar o desvio padrão, e depois colocar em uma fórmula divulgada inclusive no edital, esse desvio influencia muito na nota. Quanto mais baixo for o desempenho do polo, mas o desvio tende a aumentar a pontuação final dos candidatos. Falo isso porque em 2009 algumas candidatas PM Salvador fizeram por exemplo 60% da prova e após os cálculos da FCC as suas pontuações finais foram 71,03, assim sendo, com base em 2009 percebe-se que não significa que porque você fez X porcentagem que aquela será a sua nota final na objetiva.
- MINHA REDAÇÃO SERÁ CORRIGIDA???

à
Caso tenha feito mais de 50% (40 acertos) sua Redação provavelmente será corrigida. Serão corrigidas 6 x o número de vagas do polo escolhido.
Será considerado habilitado o candidato que obtiver nota padronizada igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos na 1ª Etapa: Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais. O candidato não habilitado será excluído do Concurso Público. Na publicação do resultado da 1ª Etapa: Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais, no Diário Oficial do Estado da Bahia, constará apenas a identificação dos candidatos habilitados.
Somente será corrigida a Prova Discursiva – Redação dos candidatos habilitados na 1ª Etapa: Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais em até 06 (seis) vezes o número de vagas, por Cargo/Quadro de Praças, por Região de Classificação – Município/Sede e Sexo (masculino ou feminino). 

à Caso tenha acertado menos de 50% ficará dependendo do cálculo do desvio padrão, se o desempenho dos candidatos do seu polo for baixo, sua pontuação tenderá a subir e a sua Redação será corrigida. Mas deve ser também observado a concorrência, por exemplo Salvador feminino é bem alta a concorrência e é bem diferente de masculino que é quase três vezes menor; Juazeiro é bem mais concorrido que Feira de Santana... Segue a postagem com as concorrências pra que você mesmo analise...
 Concorrência CFSD 2012

à
Fez 60% (48 acertos) ou acima de 60%?? Pelo que entendo, com base em 2008 e dependendo das vagas logicamente a sua Redação será corrigida e digo mais com base em 2008 um dos polos mais concorridos Salvador Feminino (79/1), as candidatas foram aprovadas inclusive entre as 50 primeiras com essa porcentagem... Mas isso depende da Redação, as meninas desse polo que fizeram 60% em 2008, fizeram uma nota alta na Redação 90, 95, 100. Já os homens (Salvador) com essa pontuação de 60% nem precisaram de notões em Redação para serem aprovados, pois foram muitas vagas e o desempenho geral foi baixo, alguns candidatos que tiveram cerca de 45% na objetiva foram favorecidos pelo desvio e obtiveram uma pontuação acima de 50, e com a Redação corrigida (com uma nota razoável) hoje fazem parte da PM.

- QUE NOTA PRECISO PRA REDAÇÃO??? Costumo dizer que a Redação é um divisor de águas nesses concursos da PM... Não é possível prever, só sei que olhando as listas dos 100 primeiros colocados da maioria dos polos de 2008 a maioria obtém de 80 pra cima na Redação, muitos 90, 95 e até 100. Por isso a nota que precisará vai depender do seu Cargo/Quadro/Região e do desempenho dos demais candidatos, se o nível costuma ser baixo e tem muitas vagas (como masculino Salvador), caso tenha feita uma prova objetiva razoável, fazendo também uma Redação razoável tem grandes possibilidades se estar entre o número de vagas ou no mínimo bem colocado, mas se for um polo que tem poucas vagas e que o nível costuma ser alto... precisará de uma nota no mínimo razoável da prova (60% pra cima) e de uma boa a excelente Redação. Depende muito! Aconselho que dê uma olhada vc mesmo na lista do concurso passado, apenas para ter uma noção... Não tenho como dizer especificamente, o que mais sei sobre isso é o Polo Salvador Feminino e alguma coisa do Masculino, mas analisado a lista dá pra ter uma noção.  
Segue a lista de aprovados 2008 http://fcc.telium.com.br/concursos/govba108/PortariaResultadoProvaDiscursiva.pdf

- O QUE PODE ZERAR A REDAÇÃO??
Será atribuída nota ZERO à 2ª Etapa: Prova Discursiva-Redação que: 
a) fugir à modalidade de texto solicitada e/ou ao tema proposto; 
b) apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e 
palavras soltas ou em versos) ou qualquer fragmento de texto escrito fora do local 
apropriado; 
c) for assinada fora do local apropriado; 
d) apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato; 
e) for escrita a lápis, em parte ou em sua totalidade; 
f) estiver em branco; 
g) apresentar letra ilegível e/ou incompreensível.



Bem é isso espero ter ajudado tirando algumas dúvidas, percebendo a incidência de outras, posto aqui o que acho...
Não temos muito o que fazer agora, acho o melhor é controlar a ansiedade e buscar fazer outras coisas, a provas já foi feita e o resultado virá, treinar pra o TAF é importante pra quem quer seguir a carreira militar, então mãos a obra, ou melhor... pés na pista e mãos na barra... Do contrário você pode ficar especulando, especulando e o resultado positivo batendo na porta pode não estar preparado pra o TAF, já pensou? Exercício físico faz bem e com certeza trará benefícios a sua saúde, por isso independente da aprovação treine.. É alto o índice de reprovação no TAF.

Boa sorte aos guerreiros!

Ahhh e espero que compreendam quando não der pra responder um comentário rapidamente, tem sido muitos, mas tentarei sempre ser atenciosa e responder assim que der, ok!?

ABRAÇOS!

49 comentários:

  1. A minha única dúvida agora é:Deus por que março não é amanhã?rsrsrsrsrrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu Lay?? rsrs. Também só penso nisso... Muito tempo né??? Aff...
      Essa semana recomeço a treinar, aí espero que diminua essa ansiedade, rs.
      Bora treinarrrrrr, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
      Bjssss!

      Excluir
  2. Colega,vamos nos prepara mesmo para o taf,pois sei que passamos,agora é treinar,afinal como poderemos colher frutos da terra sem semeá-la?É preciso fazer e crer,nós já fizemos e agora temos fé que tudo acabará bem,cara guerreira,esse é nosso sonho,é uma questão de honra para nós,e de alegria para nosso Estado,pois sabemos que somos pessoas integras e iremos fazer uma policia feminina forte,eficiente,dedicada e ética,fico feliz em estar aqui perto de você,uma mulher como eu,decidida,persistente e humilde...grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só pensei que era só eu! Assim eu fico emocionada com a polícia, rsrs. Pensei que era só eu que filosofava a respeito! rsrs :D
      Acredito que nosso nome estará na lista também Lay, quem sonha e busca, merece alcançar.
      Olha só vc me mandou o seu nome no face e msn, só que msn não uso mais e não te encontrei pelo seu nome... Ficou difícil!! :/
      Aí mandei um email pro mesmo do msn que me mandou, ok!? Olha na sua caixa de entrada. Bjsss!! :)

      Excluir
    2. Isa,não importa se as pessoas acham chato quando nós "filosofamos" é porque não conseguem delimitar seus pensamentos como nós.Colega,somos um diferencial e podemos ser tudo que quisermos,é bom estar aqui,perto do sonho de tanta gente,sonhos que confundem-se com o meu sonho....agradeço por ter criado um espaço tão gostoso!!

      Excluir
    3. Ohhh nega, muito obrigada!! Só vi esse comentário agora, rsrs :)
      Que "bunitin", rsrs... Estaremos aqui, juntas, "filosofando" rumo ao nosso objetivo, amo muito tudo isso! Beijinhoo :)

      Excluir
  3. Oi Bella, tudo bem? Eu fiz um comentário na sua postagem sobre o local de prova no dia 01/12 perguntando sobre sua pontuação no último concurso e você generosamente me respondeu. Voltei pra contar como foi. Fiz a prova para Salvador. Apesar de não ter estudado muito, acertei 54 questões. No meio da prova comecei a ficar nervosa com o tempo e errei questões bem bobas. Poderia ter feito mais. Fica uma culpa... Mas já foi. Tô na expectativa. Muita expectativa! Tomara que role.
    Parabéns pelo seu desempenho no CFO! Menina, você brocou muito! Pra fazer uma pontuação que você fez, tem que ter muito estudo, muita dedicação. Sua vaga de soldado tá garantida e ano que vem tem mais CFO. Beijão!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Nai,
    Tudo certinho!! Acertamos praticamente a mesma coisa na de Soldado. Fica tranquila quanto a objetiva, foi bem e acredito que tem chances.. Agora dependerá da sua Redação, as meninas costumam brocar nas Redações e atingir uma pontuação alta, por isso quanto mais melhor!! Conserve a fé e faça a sua parte treinando, não quero ninguém com aquela péssima sensação que tive em 2009 de ficar de fora por causa do TAF. O TAF deve ser em maio, fez uma boa prova, se fez uma boa Redação trate de começar a treinar.
    O que aconteceu contigo na de Soldado, ocorreu comigo no CFO.. Nervosismo atrapalha bastante, fiquei muito tensa por isso eu bem sei o que é isso... Eu poderia ter ido bem melhor e hoje tá treinando pra em breve tá na APM, já pensou!? Depois de tanto tempo estudando, de tantas noites perdidas... não vou te dizer que estou plenamente conformada, ainda bate uma tristeza quando penso, mas como foi a primeira vez tento usar minha colocação como estimulo, tentando entender que tudo tem o momento e que o meu chegará, Deus está cuidando do melhor pra mim. Já estou comprando uns materiais pra estudar novamente, recomeçar, rsrs. Obrigada pelo incentivo e força. :D
    Por isso pense assim tbm, não se culpe.. fez uma boa pontuação e está no páreo, apesar do nervosismo. Agora recomendo que treine! Mais ainda se tiver em sua consciência que fez uma Redação boa, bem estruturada, com um bom conteúdo... TREINE! Não sei se passarei pra Sd, mas já estou treinando, é bom terminar o que começamos né não!? A gente fez a prova sem saber da aprovação, da mesma forma devemos treinar mesmo sem ter certeza dela.. Pois quem quer a vida militar deve ter preparação física.
    Assim como vc estou na expectativa... falta muito tempo pro resultado, rsrsrsrs. Bate uma ansiedadeee!!!

    Mais uma vez Obrigadaaaa!!! Não some não... vamos dividindo essa ansiedade aqui, rs.
    Beijãoooo!! :)

    ResponderExcluir
  5. Bela. boa noite, me tire uma dúvida esta estatistica de 2009, é o numero dos classificados na primeira chamada? Ou é do total chamados + escedentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Classificados em geral.. Pra saber os convocados na primeira chamada é necessário saber o número de vagas de cada região.
      Isso é possível olhando o edital de 2008/09

      http://www.concursosfcc.com.br/concursos/govba108/Edital_de_Abertura_de_Inscricoes_retifica_DOE_01_e_02.11.2008.pdf

      Aí vc olha os que foram chamados logo de primeira..
      Salvador PM Feminino 100, PM Masculino 1200... Logo na terceira página do edital de 2008 você pode dá uma olhada na quantidade de cagas disponibilizadas e comparar com a pontuação de quem foi aprovado dentro delas de acordo com essa lista... Já sobre quantos excedentes foram chamados é mais difícil saber.. Porque variou em cada região.

      Abraçooo!!

      Excluir
  6. Eu não fiz uma pontuação muito boa,(45 pontos) fiz pra região de Barreiras, porem também vou começar a treinar.. acredito que fiz uma boa redação. Se Deus quiser estarei no curso de formação. Boa sorte Meninas e tomara que sejamos todas colegas de farda.
    Ótima semana e muita, muita sorte e energia positiva! Pra nos todas.
    Abraço.
    Thais R.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Thais..
      Importante demais treinar!! Realmente como é mulher seria melhor que tivesse feito acima de 60%, mas fez só um pouquinho abaixo, fazendo uma boa Redação as chances são grandes e a Redação é o grande diferencial, eu fiz apenas 60% na objetiva em 2009, e com um 90 na Redação fiquei na 44ª numa das regiões mais concorridas Salvador (79/1 na época).. Imagine aí que a concorrência é menor (53/1, né isso?). Por isso está mais que certa, treine pra não ser pega desprevenida pro TAF, como acha que foi bem na Redação, tem grandes chances de estar entre as aprovadas sim.
      Ótima semana pra vc também.. Obrigada pela alegria que deixou aqui no ar! rsrs :D
      Tomara que sejamos colegas sim.. e que conserve essa positividade onde chegar, seus colegas ganharão muito com isso, rsrs. Abraçãooooooooo!!!

      Excluir
    2. Pensamento positivo atrai resultados positivos, vamos manter essa energia sempre. É,lá foram 53/1 mesmo, vamos ver como foi o desempenho das demais né?! rs Espero alcançar meu objetivo... Valeu, abraço.
      Vamos treinar muito!

      Excluir
    3. Sim, sempre!! Isso aíí..
      Vamos treinar sim!
      Boa sorte!! Abraço!

      Excluir
  7. bom garota, mais uma vez parabéns pelo blog, tá bombando em! me tire mais uma dúvida essa lista de estatística do ano 2009, foi do pessoal aprovado naquele ano na primeira chamada ou ai tbm se encontra os da segunda chamada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaaa!!!
      Essa lista tem os classificados no número de vagas e os excedentes, copie e cole o link que vou disponibilizar abaixo na área de navegação, ele é do edital de 2008/09.. Na 3ª página poderá dá uma olhada no número de vagas por Cargo/Região e assim avaliar melhor a pontuação dos aprovados, entendeu??? Se não diz aí, rsrs
      Abraço!!

      LINK:

      http://www.concursosfcc.com.br/concursos/govba108/Edital_de_Abertura_de_Inscricoes_retifica_DOE_01_e_02.11.2008.pdf

      Excluir
  8. Tenho uma duvida cruel, Zerar alguma matéria na prova, elimina você do concurso? Fiz 46 pontos 1 região, porem zerei NOÇÕES DE IGUALDADE RACIAL E DE GÊNERO, sera que vão corrigir minha redação? Me tirem essa duvida por favor, não vi nada no edital sobre isso, mesmo assim estou nervoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não, fica tranquilo. Não encontrei nenhuma previsão no edital desse concurso sobre zerar alguma matéria, assim como vc tbm não, muitas pessoas me perguntaram e vasculhei lá, mas não achei.. Fica em paz e aguarde o resultado, rsrs. Abraço! Boa sorte!!

      Excluir
  9. isabella da uma olhada em minha redação e diz o que achou e que nota vc daria


    tema: os efeitos da recente ascensão social


    O desenvolvimento social e suas consequencias, são assuntos que causam uma série de discussões e polêmicas entre as pessoas.Para muitos, a ascensão social deve ser perseguida a qualquer custo.No entanto, é incoerente pensar em desenvolvimento em meio ao desordem.
    A atual crescente na economia e sua estabilidade,estabeleceram um senário propício para a tão desejada melhora social.A realização consumista, que foi alcançada com o almento do porder aquisitivo, é o principal espelho desse novo senário socioeconomico.Conseguir desfrutar de oportunidades que antes eram para poucos, fazem com que se queira o desenvolvimento a qualquer "preço".
    Por outro lado, as consequências de um crescimento social desgovernado, causam efeitos catastróficos.O aumento da degradação do meio ambiente é um reflexo de um desenvolvimento meio a desordem.Deve-se desconstruir o ideal maquiavélico que "os fins juntificam os meios", que está inserido no contexto da sociedade atual, visando desta forma não apenas a ascensão social, mas também o bem comum.
    É realmente inegável os efeitos positivos da ascensão social.Logo, deve-se tornar esse desenvolvimento organizado para que os seus efeitos a medio e longo praso não se tornem maléficos para a humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhh meu amigo, me perdoe pela demora em responder, acabo de responder a vc em outra postagem que perguntou, mas vou colar aqui o que achei

      Resposta 1:
      Olá,
      Como pediu a minha opinião, vou te dizer o que achei, agora não sou especialista é apenas a minha opinião.
      Apesar de ter tido boas idéias percebi alguns erros de ortografia "graves" e inclusive repetidos algumas vezes no decorrer do texto... como por exemplo: "senário", "almento", "porder", "juntificam", "praso".. Pelo que sei erros desse tipo, desqualificam bastante a redação,mas não vou arriscar uma nota, acho que é melhor procurar alguém mais entendido do assunto, algum professor de português pra avaliar qual seria o impacto desses erros na nota.
      Abraçãoo!!

      Resposta 2
      Desculpa a minha demora pra responder viu!? É porque viajei e aqui o acesso é ruim... Mas dei minhas opiniões acima,ok!? Apesar dos erros de grafia e nos conectivos, vc teve uma boa fundamentação. Boa sortee!!

      Essas respostas estão na postagem de Indicação do blog, abraço!

      Excluir
  10. a maioria dos erros foram na digitação, desses que vc apontou só errei mesmo na prova "senário" e "praso" o restante foi erro na hora de digitação.
    diz ai sua nota rsrs se acertar ou errar volto aqui para dizer rsrsrsr
    abraço e obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humm... vcs me colocam em cada situação, rsrs. Bem vou dizer o que eu acho, mas não sou especialista e apenas um chute pelo que olhei viu!? Acho que 65.. margem de erro 5, pra mais ou pra menos, vamos aguardar. Boa sorte!! Abraçoo!!

      Excluir
  11. olá isabella, me tire uma duvida por favor,farei 31 anos no dia 29/04/2013 e a homologação será no dia 11/04/2013 até ai tudo bem,mais a matricula no curso está previsto para o dia 18/07/2013 nessa data já terei 31 anos e dois meses vc acha vai dar pra mim ou vou tomar pau e por favor avalie minha nota acertei 47 pra salvador vc acha q fui bem?
    um abraço guerreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Nascimento",
      Olha só.. o edital é claro quanto a isso, deve ter 30 anos, 11 meses e 29 dias.. no ato da matricula, e já terá mais do que isso quando chegar a hora.. Por isso certamente será se passar no concurso e passar nos exames médicos e TAF... será eliminado na fase de documentação, que é posterior as demais já citadas, pois estará acima da idade mínima permitida. O que resta? Mandado de Segurança.. que é bem custoso e cansativo, mas se for esse o seu sonho, pode tentar essa via.. no caso de idade, tendo 31.. estando perto da margem permitida, os advogados conseguem ganhar, agora é necessário recorrer a bons advogados, especializados em ganhar causas desse tipo. Mas cada coisa de uma vez.. Vamos aguardar o resultado.
      Quanto aos seu 47 acertos, pra homem Salvador acho que tá de boa.. Ainda mais que tem muita vaga.. Agora isso se fizer uma Redação boa.. é sempre importante ir bem na Redação. Boa sorte! Abraço!

      Excluir
  12. (FABIO), isa boa tarde por favor me dê uma luz ai, avalie acertei 45 questões para a região de Barreias, será que da pra ser chamado na primeira chamada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio... A concorrência foi 40/1 aí né!? Baixa! Eu acredito que dependerá da sua Redação, como costumo dizer ela é um divisor de águas, e assim sendo.. após ela tudo pode mudar, mesmo que não se classifique dentro das vagas na objetiva (em fevereiro), pode se classificar dentro das vagas com uma Redação porradão! Dependerá tbm do nível dos candidatos da região, mas isso é imprevisível.. só a gente aguardando mesmo pra saber. Abraçoo!! Boa sorte!

      Excluir
  13. 57 questoes para soldado feminino para feira de santana está bom ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá bom sim, dependerá agora da Redação.

      Excluir
  14. olá Bella .Parabéns pelo blog.Acertei 57 q para soldado feminino feira de santana.Dá a tua opiniao sobre a minha redaçao .é pra ser sincera .Beijão e sucesso pra você!!!!


    Tema 3
    Introdução-Muito se discute nos noticiários os''desejos e anseios da nova classe C do Brasil '',que com o advento do Plano Real ,em 1994,e da criação de programas do Governo Federal,tais como o ''Bolsa Família'' e o ''Minha Casa ,Minha Vida '',a partir de 2002, ascendeu socialmente .Tal afirmativa pode ser embasada pelo crescimento do poder de compra e pela melhoria dos índices sociais das classes menos favorecidas.
    Desenvolvimento 1-A década de 1980 é chamada de ''a década perdida'' .Os índices de inflação eram muito altos ,o País enfrentava uma elevada taxa na dívida externa ,herança dos governos militares,e a moeda brasileira era desvalorizada no exterior .No entanto,a partir de 1994 ,com a implantação do Real ,abriram-se horizontes mais promissores para o povo brasileiro .Em seu lançamento ,a moeda brasileira era equiparada ao dólar e o governo conseguiu reduzir a inflação ,atrair capital estrangeiro e estimular o consumo.Logo, adquirir um carro novo ou residência própria deixou de ser uma utopia .
    Desenvolvimento 2-Além disso,a população garantiu o acesso a ítens básicos da alimenação ,tais como carne e feijão ,antes muito caros .Outro fato relevante é o aumento do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano ) e o crescimento da expectativa de vida do brasileiro ,que hoje pode ultrapassar os setenta anos.Embora o governo ainda seja muito criticado ,nos últimos dez anos o Brasil assiste a uma significativa melhora em seus índices sociais ,tais como a queda da mortalidade infantil e a diminuição do desemprego.
    Conclusão-Portanto,observa-se um cenário positivo no que tange à inserção das classes mais baixas ao contexto socioeconômico brasileiro .''Progredir na vida'' é desejo de todos e considera-se que hoje em dia tal objetivo possa ser alcançado e mensurado ,através do aumento do consumo e melhores níveis sociais ,elevando assim a auto-estima de milhões de brasileiros .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, primeiramente OBRIGADA!!
      Achei que teve uma quantidade legal de acertos.
      Quanto a Redação, pediu minha sinceridade.. então... lá vai!!! (rsrs).
      Olha só, não sou especialista, apenas gosto de Redação e costumo tirar sempre boas notas até aqui, mas sou candidata como você, melhor procurar um professor. Na minha opinião você demonstrou deter muito conhecimento, tbm escolhi esse tema, mas acho que se não me engano vc deu uma viajada de leve.. Não sei, mas tive essa impressão, acabou contextualizando demais historicamente e deixando de tratar mais profundamente do tema na atualidade, só achei isso pelo que olhei aqui agora do tema mais uma vez pra tirar a dúvida. Mas cada um tem uma forma de abordar, essa foi a sua, não significa que a banca vá achar ruim. Outra coisa que observei é uso exagerado das aspas, muitas vezes (na minha opinião) desnecessárias. Não percebi um errinho de português, o que é muito bom, tbm não vi erros de pontuação. Achei bem estruturada. Enfim, acho que tira uns 80, minhas apostas são sempre com a margem de erro de 5 pra mais ou pra menos, rsrsrsrs. Mas espero que seja maissss... A FCC é uma banca tranquila, eu que sou chatinha pra Redação! o.O
      Fica tranquila e aguarde confiante o resultado, tem grandes chances do seu nome está na lista de aprovados. Boa sorte!! Beijinhos! :D

      Excluir
    2. Oi Isa tudo bem? Parabéns pelo blog. gostaria de saber de vc se com 45 questões posso te minha redação avaliada fiz para salvador, para vaga de bombeiro feminino.

      Excluir
  15. Oi Isa parabéns pelo blog, Gostaria de saber de vc se com 45 questões posso ter minha redação avaliada para vaga em Salvador bombeiro feminino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaa!! :D
      Existe possibilidade, até porque fez a prova e fez mais de 50%, além do mais não conhecemos o nível das candidatas. Mas analisando a situação e sendo bastante sincera, são apenas 6 vagas, então serão corrigidas apenas 36 Redações.. A situação fica complicada pra sua Redação ser corrigida.. mas quem sabe o nível das meninas não foi baixo!? Só esperando.. Boa sorte!!

      Excluir
    2. Obrigada querida, boa sorte.

      Excluir
  16. Oi Isabela D+++ o blog. Gostaria de saber de vc, se com 54 questões PM masculino, juazeiro, Eu tenho alguma chance??? Desde já Agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim. Acertou quase 70%, acredito que dependerá agora da sua Redação, como a região foi concorrida tem que ir bem na Redação. Boa sorte!!

      Excluir
  17. Olá Bella boa noite!!!
    ...Sou dfo sexo feminino,fiz o concurso pra região de Barreiras e acertei 61,mas,não gostei muito da minha redação(aliás não sou boa nessa arte...rsrsrs),caso eu venha a tirar uma nota 60 na discursiva,será que serei passível de uma possível chamada?O que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc foi bem na objetiva, parabéns! Quanto a Redação.. pra mulher e com a quantidade de vagas que tem, acho que precisa de no mínimo um 70, 75 na Redação, mas só aguardando pra saber mesmo... É apenas meu pitaco, pq a Redação derruba muita gente que vai até bem na objetiva, ele é um divisor de águas... As vzs a pessoa acha que foi mal na Redação e nem foi.. eu mesmo contava com um 5 na minha redação do CFO, achei ela terrível e pensava que seria a pior redação da minha vida, mas felizmente estava errada e veio um 9.. Redação é bem subjetiva e se não cometeu erros graves a banca da FCC não pesará tanto a mão, é uma banca tranquila.
      De qualquer forma.. mantenha a fé de que será possível tirar uma notinha um pouco maior na Redação.. Boa sorte viu!? Beijinhoo =D

      Excluir
  18. Adorei seu Blog querida sucessos!E adorei + ainda seu nome,pois somos xarás!rssrsr...Bella será que é possível vc dar uma olhada na minha redação?Acho que serei eliminada,me ajuda!Não consegui enviá-la pra nenhum site de correção...Segue o anexo...(Fiz pra Itaberaba).

    A socialização na prática do esporte

    Alega-se,com frequência, que a prática de esportes, especificamente quando ministrada em comunidades carentes, diminui e proliferação da violência e ajuda a inserir indivíduos no âmbito social por meio da socialização de atividades.
    É nítido perceber que o esporte em todo seu contexto histórico surgiu para despertar a interatividade entre os sujeitos.Há tempos,no berço das civilizações antigas,já aparecia a ideia de que o esporte era uma forma de entreter,porém,é admissível salientar que muitas vezes as práticas esportivas eram vistas como motivos para esconder a realidade das mazelas sociais.Isto não é apenas uma realidade que surgiu há séculos, em pleno ápice dos jogos mundiais o Brasil encontra-se em face de um dos problemas,digamos talvez,mais sério:A violência.Preocupa-se muito com a aparência estética,com a comodidade que deveremos dar aos turistas,enquanto isso,no âmbito interno há um crescimento na violência,a integridade física dos sujeitos está ameaçada.Diante disso,o entretenimento não poderá perder à sua essência:socializar e promover o crescimento pessoal dos sujeitos envolvidos.
    Vale ressaltar,que é por meio da prática esportiva que muitos sujeitos à margem de situações de risco se reintegram e se consolidam como cidadãos autênticos.Umas das preocupações dos direitos sociais elencados no art.VI da Constituição Federal é justamente o esporte como meio de socialização e ressocialização.Muitas comunidades brasileiras têm no esporte a expectativa de um mundo melhor,parcerias são desenvolvidas e projetos são ratificados dia a dia.É através de atividades esportivas que muitos jovens se desligam do mundo do crime e de outras situações adversas.Em suma,o esporte não exclui e nem segrega.
    Diante do exposto,é nítido perceber que a prática esportiva transforma o indivíduo que assiste aos piores dissabores de uma sociedade excludente.Por isso,se faz necessário a disseminação de projetos que incluam sociedade e poder público.Assim,teremos uma sociedade mais justa e livre de preceitos sociais.

    ResponderExcluir
  19. Olá Isabela, tudo bom? Ansiedade reina, mas teus conselhos como administrar essas emoções foi de grande ajuda.Porém não resistir e procurei algum blog que tratasse do concurso.
    Enfim,gostaria de tirar umas dúvidas com você.
    Primeiro,as matérias na hora da correção apresentam pesos diferentes?
    A outra é mais uma curiosidade e gostaria de ter uma opinião tua.Fiz a prova para Vitória da Conquista,com total 43 acertos.Acha que com uma boa redação tenho chances de passar para 2º etapa? (tendo em consideração que depende também da NP).
    Agradeço pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel,
      Realmente a ansiedade é imensa!! Não pense que eu estou diferente, rsrs.
      De acordo com o edital do concurso não existe peso entre as matérias.. Como bem disse, depende do NP.. a concorrência aí foi baixa, dependerá do nível dos candidatos, se sua Redação for corrigida e for bem nela, é possível melhorar a sua classificação e ficar dentro das vagas.. Muita água pra rolar aindaaa!! =D BOA SORTEE!!

      Excluir
    2. Verdade, vamos aguardar!
      Muito obrigado pela atenção.
      BOA SORTE PARA VOCÊ TAMBÉM!!!
      -Daniel-

      Excluir
    3. De nada Daniel,
      Eu que agradeço a presença.
      Abraçoo!

      Excluir
  20. Olá Isabela, tudo bom? Gostei muito do Blog e da tua disponibilidade e paciência para responder a todos com real interesse.
    Bom, gostaria de tirar umas dúvidas com você.
    Primeiro, queria saber se na hora da correção da prova, se as matérias apresentam um peso diferente entre elas.
    E a outra dúvida,é na verdade uma vontade de saber a tua opinião. Fiz a prova para Vitória da Conquista,onde a concorrência era de 29,7/1 e 150 vagas. Acertei 43 questões, porque a parte de direito derrubou muito minha média na prova, mesmo não tendo zerado nenhuma matéria.
    Enfim gostaria de saber se com uma boa redação,tenho alguma chance,claro tudo depende também da NP.
    Agradeço pela atenção.
    Abraço, Daniel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh Daniel..
      Muito obrigada pelos elogios, isso aqui me faz muito bem e fico feliz em receber um feedback positivo! =D.. Bem.. duas perguntas já foram respondidas acima, caso tenha mais alguma, aparece por aqui, vamos compartilhando as dúvidas e ansiedades por aqui, superar isso mesmo só em março! srsrs. Abraço!

      Excluir
    2. Oi Isa Tudo bem? vc tem alguma noticia sobre a média das meninas que fizeram para pm bombeiro em Salvador? E a média delas? Me responda Obrigada.

      Excluir
  21. Oii, me atrapalhei aqui, não foram 43 acertos, foram 46. Não faz muita diferença né,mas era só para me corrigir, rsrs.

    ResponderExcluir
  22. sempre quis ser policia se eu conseguir agora vou realizar um sonho.acertei 40 questões e fui bem na redação espero muito ser chamado

    ResponderExcluir
  23. Olá Isabella! fiquei em 2253 SSA PMM1 será que posso ser chamado?devo treinar p TAF ou já posso esperar o próximo concurso?Abraço.

    ResponderExcluir