O caos na Segurança Pública.


Policiais sendo executados, prédios da polícia alvejados, ônibus sendo queimados, bombeiros recebidos a tiros, índices altos de homicídios noturnos, toques de recolher ... =O
"Começou" em São Paulo... agora Santa Catarina... Não sei qual está pior, nem qual será o próximo estado. A ousadia de bandidos num local e a ineficácia no combate... vai inspirando meliantes de outras regiões.

Isso que está ocorrendo é uma pequena amostra que demonstra a deficiência da segurança pública nacional. Digo nacional porque apesar dos órgãos serem estaduais, as graves deficiências do sistema estão presentes em todos os estados-membros da Federação, em alguns de forma mais alarmante, mas a sua generalização, denota a necessidade de atenção, de projetos e de revitalização da política de segurança pública em todo país.

Se os agentes responsáveis pela segurança pública estão sendo executados, alvejados e sem formas efetivas de combate para o restabelecimento da ordem... Imagine como fica a população?

No Brasil volta e meia surgem essas tensões, será mera COINCIDÊNCIA que elas diminuem e quase nunca ocorrem nesse nível nos períodos de atração turística? Acredito que não. O problema está na forma que a segurança vem sendo tratada no país. Esses problemas são “resolvidos” com paliativos e com projetos que mascaram os índices de violência.
Isso aí logo será "solucionado"... O verão está chegando, nos aproximamos do período turístico... e aí a coisa tem que se aquietar transitoriamente... Aliás, temos uma imagem a zelar lá “fora”.

NÃO, NÃO... Não precisa investir na ampliação e na melhoria na formação dos agentes de segurança, também não importa que eles estejam com armas e equipamentos defasados perante os bandidos... É o seguinte, vou te situar como a coisa vai sendo “armengada”... Projetinhos aqui e acolá mascaram uma paz e uma diminuição da violência que não ocorre na realidade. Os agentes recebem uns penduricalhos nos salários como forma de incentivo. A população vai sendo iludida assistindo as propagandas e acreditando na gestão de segurança do governo, nos projetos, na compra de armamentos, viaturas e formação de novos policiais... E assim a coisa vai se arrastando...

Ao contrário de nós, os turistas não precisam se preocupar. As suas férias aqui serão tranquilas. O carnaval também estará salvo e salvo como sempre. Uma pena que nós não podemos ter essa mesma tranquilidade e vamos vivendo nos "períodos normais" do ano com a imprevisão de qual será o próximo ponto do país a apresentar “mal contato” e uma explosão (de violência), fruto da política de segurança que se baseia no improviso e no armengue.

No início do ano, devido a greve da PM Bahia, a iminência dela se espalhar pra outros estados e com o Carnaval batendo na porta... o governo Federal convocou imediatamente a Força Nacional e o Exército... Preocupação com a segurança? Com a população? Com a violência? NÃO!
Com o CARNAVAL! Era necessário garantir a ocorrência pacífica do Carnaval.
Quer uma prova disso, observe a situação atual... Cadê a Força Nacional? Cadê o Exército?

Que país é esse? É o Brasil, um país que deixa o caos e o inferno pros nacionais e cria um paraíso pros turistas! =(

2 comentários:

  1. Diga Bella!
    Nosso país, nosso Estado e a nossa Segurança Pública está doente. Esse é o "fruto" da priorização estatal de atividades que gerem poder, Poder, POder e PODER!
    Agora me diga! Quem é que está com o poder nessa conjuntura? Quem está comandando?
    Quando vão aprender que a falta de educação, de saúde, de moradia e de distribuição justa das riquezas, apenas vai gerar violência e revolta.
    Eu até entendo, pois, esse nosso país doente não está conseguindo se curar e cuidar dos seus pares ... consequentemente, se flagela aos poucos!
    abraços Bella ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é meu amigo...
      A história poderia ser outra né!? Mas é uma pena que desde o início da história do nosso país é isso aí, os detentores do poder usam a máquina estatal para espólio e esquecem de exercer o papel que lhes compete... Cada um deixa o seu oceano de contribuição negativa, salvo raras exceções, para a estrutura doente que está aí HOJE.

      Quem quiser me chamar de negativa tudo bem, mas quando eu vejo político e até mesmo o povo comemorando o sucesso do Carnaval, a vitória do Brasil porque vai realizar a Copa e as Olimpiadas... Eu tenho é vergonha de ser brasileira e testemunhar isto. Na verdade é uma hipocrisia imensurável dos dirigentes e uma ilusão digna de pena do povo.
      Enquanto não houver educação de qualidade, saúde e a tão sonhada distribuição de renda, a violência e revolta brotarão em diversas partes do país. O combate a elas não é inteligente. Não digo o combate armado, porque esse existe por parte dos órgãos de segurança pública, esse combate muitas vezes é cruel e baseado num estereótipo de marginal discriminatório que indiscutivelmente existe.
      Deveria haver o combate da pobreza e miséria... esse combate sim, poderia atenuar significativamente os problemas dessa estrutura caótica que está aí e volta e meia mostra a sua cara, que os políticos tendem em tapar com a peneira.

      Quando penso em distribuição de riquezas, lembro de Médici que sem dúvidas fez a maior piada a respeito, quando nos tempos do milagre econômico... "fazer o bolo crescer, pra dividir depois". O bolo nunca foi dividido e hoje fica claro que quanto maior fica o nosso bolo, menor é a intenção de divisão. A política dos nossos governantes é ainda mais antiga, é baseada na política do pão e circo de Roma... e em partes tem sucesso, vão distraindo a população com um salário "mixo" que mal dá pra comer, investem em festas públicas, que remete ao que ocorria nos antigos coliseus romanos... e de migalhas e com fama de povo alegre e feliz a miséria vai crescendo. Porém, nasce no seio dos conformados, os revoltados, que sem sabedoria e sem bases partem pra esse caminho aí, da marginalidade, das drogas, do tráfico. É uma pena pensar que isso está longe de acabar, porque na bancada do poder, mudam-se as caras, as pinturas, mas a palhaçada continua.
      Abraços meu amigo!
      Sucesso pra nós!!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.