sábado, 5 de novembro de 2011

Sem novidades. O que fazer??

Partilhar
       Diante desse vazio de notícias, fiquei pensando o que postar no blog que há dias não é movimentado. Primeiramente galera uma dica, ESTUDEM... Pois o edital não avisa: “To chegandoO...”. Qualquer dia desse iremos acordar e ele simplesmente estará lá. É inevitável a ansiedade de quem almeja fazer e passar no concurso. E é sobre essa diferença que os chamo a refletir, existem os que querem FAZER o concurso e os que querem PASSAR no concurso. A escolha é sua. Qualquer um está apto para se inscrever, comparecer no dia e realizar a prova (fazer)... Já quem quer passar traça uma estratégia, não se inscreve apenas, mas antes disso já se prepara, vê isso como um objetivo e uma possibilidade de mudança de vida.


(Abrindo um parêntese) Porque mudança de vida??

à A primeira mudança é a econômica
É a primeira que pensamos. O ingresso na carreira na Polícia Militar por muitos é por achar ter vocação, ou por sonhar com a farda e o exercício do trabalho. Outros pensam na estabilidade e em usá-la como trampolim para oportunidades maiores. Pois com certeza, todo mundo reclama do salário, e não nego que é injusto, mas diante da nossa realidade de mercado, onde o salário mínimo descontado fica na casa dos 470,00 conto, ser PM  pelo menos dá pra comer. Logo, o salário da PM apesar de não ser muito, considerando a realidade se torna desejado, além da tal estabilidade. No entanto, eu desejo que as pessoas que pensem assim, sejam responsáveis e tenham comprometimento no exercício do trabalho que lhe compete.
à Mudanças de comportamento e postura
Há uma mudança na personalidade, tanto internalizada no curso, mas principalmente na saída, na prática... Os homens tem uma mudança na postura incontestável na forma de falar, de argumentar, alguns ficam mais arbitrários; as mulheres, muitas ganham uma característica mais firme, outras ficam mais masculinizadas, e tem as que permanecem bem femininas, mas com certeza o andar, muda (tem as que contestam). Em ambos os sexos a forma de falar e postura sofre um impacto significante, entram termos corriqueiros da profissão, a maioria xinga pra c* e a “graça” é frequente na boca. "Eu prefiro ter consciência que elas existem e tentar moderar suas influências no meu comportamento cotidiano".
à Mudança no convívio social
Tudo bem que não saimos tranquilamente na rua como civis, mas sendo polícia, saimos menos tranquilos ainda. Muitos preferem aderir a pizza delivery a terem que se deslocar a uma pizzaria e expor a situações de risco a si mesmo e a família, ou presenciar situações onde seu lado policial inevitavelmente tenha que falar mais alto, pois quem é polícia é polícia em qualquer , com ou sem farda e isso as vezes acaba em tragédias, como em assaltos a mercearias e ônibus. Se vive em alerta, pois se ganha um instinto mais observador, se pensa nos locais que deve andar, cisma quando alguém olha demais, supondo ter sido identificado.
     Essas são apenas algumas das mudanças ocorridas. Cada um é impactado de uma forma e tem um grau maior ou menor de transformação dependendo da sua formação, cultura e personalidade.

       No entanto, se queremos passar no concurso e conhecer mais da Instituição e inevitavelmente está susceptível às mudanças positivas e negativas devemos estudar desde já. Mas como?? Traçando estratégias... Se você tem dificuldade para internalizar o assunto, estude fazendo rascunho, treine respondendo questões, use recursos das vídeos aulas (principalmente em humanas), a quem acha oportuno entrar num cursinho, mas não se prenda apenas a ele, vá além, principalmente se não estiver familiarizado com os assuntos. Treinem redação ela é muito importante.
       Aos sedentários, um conselho façam exercícios, pelo menos uma vez por semana, ou entrem numa academia, pelo menos uma corridinha no "trote" por semana. Usem o exercício para espairecer dos estudos... Fará bem para saúde e com certeza lembrará desse conselho quando sair o resultado do concurso e vc tiver fisicamente preparado, pois pense o desespero de estar aprovado e saber que não é capaz de subir sequer uma barra no caso dos homens, ou das mulheres que não conseguem se manter nem 2s que diraz 10s. Exercício faz bem a saúde, experimente, vc se sentirá melhor, acordará melhor, a respiração fica leve... e não é um esforço perdido, pois mesmo não sendo aprovado fez um bem ao seu corpo.

TREINE...


SE VOCÊ QUER CHEGAR LÁ...



No mais futuros colegas, assim como vocês aguardo ansiosamente pelo edital, mas deposito minhas expectativas nos estudos, pois acredito que eles são o caminho para a aprovação. 

E você quer fazer ou passar no concurso?? 

7 comentários:

  1. Contando que o TAF (+ admissionais) apesar de não ser classificatório é eliminatório entra mais uma 3ª etapa: ESTUDAR --> PASSAR --> INGRESSAR...

    ESTUDEM, e irão PASSAR, mas lembrem que é necessário INGRESSAR... A aprovação no concurso não é tudo, é apenas meio caminho andado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Bella...
    Estava sentindo falta de novas postagens no blog.
    Com certeza farei para passar,primeiro pela questão de ser uma realização pessoal e segundo pela estabilidade financeira.
    Abraços e na expectativa do edital...

    ResponderExcluir
  3. Vc sempre aqui né Queli?? Obrigada querida!
    Vou tentar atualizar periodicamente, espero que em breve tenhamos uma notícia boa para lançar aqui, o desejado: EDITAL. Mas por enquanto, vamos estudar e usar o BLOG de vez em quando pra espairecer.

    Abçs!

    ResponderExcluir
  4. Estudando desde já. Ótimo post. Já me tornei leitor assíduo deste blog. Show de bola.

    Ansioso e confiante. Selva!

    :D

    ResponderExcluir
  5. Olá Bella e os demais integrantes do blog...
    Boa notícia para nós que necessitamos de respostas concretas a respeito do tão esperado concurso,o blog institucional da PMBA volta a ativa. Dessa forma vamos poder mandar nossas perguntas e quem sabe obter uma boa resposta.
    Abraço a todos e bons estudos

    ResponderExcluir
  6. Nova visão,
    Que bom que gostou, na verdade tento transmitir um pouco do que penso sobre a carreira e da experiência que tive do outro certame, para que as pessoas já estejam cientes do que está por vir. Era péssima a sensação de "caloura", hj me sinto mais familiarizada e não quero que os leitores do Blog sintam dificuldades no percurso por falta de informação, de imprevistos que podem ser "previstos", enfim, espero está atendendo a isso, e nos momentos de intervalo dos estudos de vcs está levando a um pouco de reflexão sobre a carreira.

    Se tiver interesse em postar algo aqui pra galera manda para o e-mail: aspirasdbella@hotmail.com, e coloca um nome que terá sua autoria (rsrs).

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Queli,

    É muito útil a informação. Principalmente no decorrer do certame utilizaremos bastante desse recurso.
    Cabe as pessoas terem sensatez na necessidade das perguntas, pq tem dúvidas que podem ser sanadas com amigos, conhecidos, aqui, via face, orkut... Pra gente não encher lá, pois nem sempre dão respostas, as vezes recomendam ler o edital ou ler a portaria, já conheço! (rsrs)
    Acompanhe os blogs policiais, são muito bons, esse mesmo do Cel Brandão tirou muitas dúvidas no concurso passado, dava muitas informações novas, mas perguntas repetitivas ele recomendava ler o Edital, é importante ler quando lançado.
    Bjss!

    ResponderExcluir