terça-feira, 25 de outubro de 2011

Formatura

Partilhar
      Sei que ainda tem um longo caminho até a formatura... Mas com certeza o objetivo de muitos em partes se concretizará ali... Naquele momento em que se deixa para trás o tempo de aluno para se tornar, Aspirante a Tenente (CFO) ou Soldado (Cfsd).

      

      Vocês devem está se perguntando o porque dessa postagem... Hoje me peguei olhando as fotos de formatura de alguns amigos no CFO e na última turma de Soldado, observei a expressão de suas faces, olhares e gestos gravados pela câmera fotográfica... Enquanto em forma, aquele olhar sério exigido pela carreira, e ao mesmo tempo tenso, devido a ocasião... Pós-forma aquele olhar de empolgação, de orgulho, de alegria e o sorriso? É como um sorriso de uma criança, que acabou de ganhar o brinquedo do momento!

      Quem já viu fotos, vídeos ou até mesmo foi a uma formatura militar, deve saber do que estou falando! É difícil conter as lágrimas na cerimônia, é uma alegria inexplicável ao ver o sair de forma, é como o grito de Missão Cumprida!
      Ali começa a batalha, é o pontapé inicial rumo a uma carreira, brilhante ou não... Ali vem a tona o peso da responsabilidade, aparecem os anseios por está fora dos muros do curso e frente-a-frente com a tarefa para a qual foi treinado, é uma realidade imediata que se aproxima! Perceber que tem nem tudo que aprendeu no curso é seguido na prática, é ser calouro, intenso, é não ser o melhor, mas desejar fazer o melhor que puder.

      
      Não vou me estender mais sobre a formatura e os sentimentos em torno... Mas agora vou diretamente ao objetivo desse texto!

      Alguns momentos nesse certame são muito aguardados... A espera pelo edital, a prova, a aprovação, a tensão dos exames admissionais, a matrícula... e tempos depois (...) a Formatura, passando assim da etapa que "aspirou ser", para "efetivamente ser". 
     Com certeza nesse tempo surgirão algumas dificuldades e em alguns momentos pode até dá vontade de chorar, mas lembre-se de como será gratificante no final... Na sua formatura lembrar de todos os momentos e vê que você foi Selva e venceu, e dá o seu grito de missão cumprida no fora de forma! 
***
A missão nós estabelecemos: "SERPMBA" e o que estamos fazendo para alcançá-la? Por enquanto estudar é o primeiro passo... E em todos os passos seguintes, cumpra o que lhe cabe para obter êxito em todas as etapas... Vença as dificuldades, acredite em seu potencial e que venha os nossos momentos de formatura, que gravados em fotos sirvam de estímulo a novos aspirantes.

Juramento Soldado: 


"Ao ingressar na Polícia Militar do Estado da Bahia, prometo regular a minha conduta pelos preceitos da moral, cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado e dedicar-me inteiramente ao serviço policial-militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida". 

#Abraços!

2 comentários:

  1. Esse tópico é de fundamental importância para da um estimulada, naqueles que como eu, anda meio (bastante) relapso com os estudos.
    Gosto de assistir videos, ver fotos, qual quer coisa (boa)relacionada a polícia me dá uma injeção de animo.Me faz acordar para a realidade e vê que essa é sem duvidas minha grande chance de ser aprovada. De sermos né Bella rsrsrrs

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Queli...
    Temos que buscar estímulos e meios de combater a ansiedade que em alguns momentos é grande! Conhecer um pouco da instituição que queremos entrar é importante, apesar que só lá dentro se descobre de fato como é a instituição, a maioria se decepciona, mas tem os que não. Eu quero conhecer com meus próprios olhos... A aprovação depende principalmente de nosso empenho!
    Costumo ver muitas coisas, boas e ruins da PM. Tento ver sempre os dois lados da moeda e devido a isso conheço muito da instituição e suas falhas... as vezes me acho loucaa por mesmo assim querer entrar, mas é isso aí... Seremos SELVAA querida! Beijoss!

    ResponderExcluir