Perguntas e Respostas

Essa postagem, será nosso meio de bate papo! Forma de interação... Todas perguntas são relevantes, no entanto peço aos colegas que se possível dêem uma olhada na página "dúvidas mais frequentes" pois lá já tem algumas respostas mastigadinhas, de acordo com o edital... Não sei todas as respostas, mas se estiver ao meu alcance buscarei as respostas e responderei assim que possível... Aos demais, que souberem a resposta por favor me ajudem nessa missão! Vamos compartilhar notícias, respostas, dúvidas e ajudar uns aos outros...

Agora é com vocês...

10 comentários:

  1. Olá Bella,
    assim como você, almejo uma vaga neste concurso. Porém hoje minha maior barreira é sem dúvida a redação. Tenho imensa dificuldade de organizar as idéias é colocar no papel. Diante do seu excelente desempenho na redação do último concurso, vendo pedir algumas dicas de como proceder para chegar ao meu objetivo.
    Qual dos três temas você redigiu? E como foi basicamente sua dissertação,o que você mais enfatizou?
    Agradeço desde já... e seremos aprovadas com certeza. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Queli,

    Tudo que colocamos como barreira, se torna mais difícil de alcançar. Primeiramente, mude o que a redação é pra vc, já que tem dificuldade... Que a partir de hj ela não seja mas uma barreira, e sim um desafio, que vc vai vencer!
    Não lembro com certeza qual tema escolhi, faz tempo! rsrs. E sou fã de provas de vestibular aí já viu né!? As vezes confundo uma prova com outra, mas hj olhando os três temas, acho que foi o 2º ou 3º.

    Pra escrever sobre algo, vc deve ter o mínimo de conhecimento sobre o assunto... Recorrendo a última prova tivemos 3 opções:

    *A responsabilidade de cada um no desenvolvimento
    pessoal e no trabalho.
    *Respeito mútuo entre os cidadãos é um dos elementos
    necessários à convivência pacífica em uma comunidade.
    *Em que medida a atitude de cada um pode reverter as altas taxas de violência?

    Qual dos temas vc tem mais coisas pra falar? Qual vc conhece mais?

    Eu faço uma "bagunça" no rascunho, coloco tudo que eu penso referente ao tema. Escrevo umas 60 linhas, pra depois resumir pra 25, é a parte mais difícil rsrs.
    Ler é importante, ler jornais, notícias, reportagens... Tem um livro, Atualidades do Vestibular (Ed. Abril) que traz vários temas atuais.

    Siga aquela estrutura: Introdução, Desenvolvimento I, Desenvolvimento II e Conclusão...
    Organize sua redação com esses 4 parágrafos básicos, não busque enfeitar demais, nem encha de palavras rebuscadas, pois muitas vezes nem cabe no contexto. Busque ler e treine, escreva uma Redação, depois leia e tente melhorar... faça temas variados, assim criará suas próprias estratégias!

    Rapidamente um rascunho de uma redação sobre o 2º e o 3º tema:

    Introdução -->
    A violência é uma característica inerente as sociedades desde os primórdios. Ela foi empregada pelos homens desde a disputa por comida até nas conquistas por vantagens econômicas, dominação de terras, entre outros fatores. Na era da globalização, a violência não está presente apenas nas guerras declaradas entre nações, mas principalmente, nos centros das grandes metrópoles no Brasil e no mundo.

    DI -->
    No Brasil, devido a fatores históricos é grande a desigualdade social, em decorrência disso aumenta o número de favelas. Nesse cenário em condições precárias, vivem inúmeras famílias com subempregos, sem acesso à educação de qualidade, lazer e oportunidades de melhorar de vida. Muitos jovens acabam partindo para o mundo do crime, dessa forma aumentando o número de assaltos, homicídios e e ganhando força o maior vilão, o tráfico de drogas.

    DII -->
    No entanto, não pode-se dizer que a violência é gerada e existe apenas devido a desigualdade social. Devemos reconhecer que a violência é da natureza do homem, e se externaliza em algumas situações, invadindo a liberdade do outro. É comum nos noticiários brasileiros relatos de brigas de trânsito que terminam em morte, brigas no bar que terminam em tiroteio ou caso de jovens de classe média que espancam moradores de rua. Contribuindo significativamente para o aumento das taxas de violência no país.

    Conclusão -->
    A diminuição da violência depende em partes de ações políticas para melhoria da vida das pessoas carentes, oportunizando meios para ascensão social. Mas também da ação individual de cada cidadão, respeitando a liberdade e opiniões alheias. Evitando ações que possam provocar a violência, se alcança uma forma melhor de viver pacificamente em sociedade.
    (30min)

    Depois do rascunho, leio tudo e vou passando a limpo, corrigindo pontuações, tirando as redundâncias, deixando as frases mais enxutas, retirando dali e colocando umas coisinhas acolá, não é uma tarefa muito difícil...
    Tente fazer isso!

    Espero ter ajudado Queli, com fé em Deus seremos colegas de turma.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Obs.: É apenas um resumo doido rsrs, tenho prova essa semana e não pude me dedicar muito as explicações, me perdoe possíveis falhas ortográficas, de pontuação, ou de idéias, a conclusão é o mais importante, deve ser bem fundamentada, tem que ter um desfecho legal... não esse miguéé aí! kkkkkkkk. Mas foi com a melhor das intenções, apenas pra te mostrar que em pouco tempo vc faz um rascunho doido, e a partir daí parte pra uma coisa mais bem feita. É com um rabisco de um quadro e depois a obra! rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Oi Bella
    Muito obrigada pelas dicas e auto estima,sua parceria neste concurso vai ser muito importante. É sempre bom contar com alguém experiente rsrsr vou seguir suas dicas.
    Estou confiante na nossa aprovação...
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Queli,

    Adc msn: ismile_isa@hotmail.com
    Assim nosso contato pode ser mais instantâneo rsrs. E ahhh não pense que a auto estima tá sempre lá em cima não, tem dias que dá uma tristeza, duvido que sou capaz... mas é nó uma nuvenzinha que aparece, mas mando ela logo embora!
    Com fé em Deus seremos colegas no Cfap.
    Se tiver alguma dúvida ou precisar de alguma sugestão, não exite em recorrer a mim, será um prazer te ajudar se eu puder!

    Beijoss SELVA!

    ResponderExcluir
  6. Bella. será que se tem disponivel a concorrência dos ultimos concursos 2007 e 2008, procurei procurei não achei nada.. ;(

    ResponderExcluir
  7. o ultimo concurso foi em 2009 marcio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi de 45 mulheres pra 1 a concorrençia.

      Excluir
  8. Bella,
    Excelente a sua redação.Espero que eu esteja, pelo menos, o mais próximo de fazer uma assim até o dia da prova.

    Alguém sabe como esta a concorrência para soldados para este ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Obrigada pelo "Execelente" e por aparecer aqui querido e ressuscitar essa postagem! rsrs. Deseje fazer uma redação melhor do que essa, e busque isso, rs. Porque lendo ela novamente percebi alguns embaraços! kkkk, mas acho que foi válida a intenção!
      Até então não saiu a concorrência de Soldado, até o momento não saiu nem a de Oficial que a prova já será dia 25. Costumam lançar a concorrência bem pertinho da data da prova. Mas não se preocupe muito com isso não, bote fé em você e revise o máximo que puder até a prova, até porque seja qual for a concorrência não podemos mudar e é algo que precisamos vencer, né não!? As armas pra isso já sabemos.. o conhecimento, então busque transbordar de conhecimento e uma vaga será sua.

      Abraçoss!! :)

      Excluir

Tecnologia do Blogger.